TC Mover
Mover

Última sexta-feira de setembro aponta para dia volátil; agenda cheia inclui dados dos EUA, desemprego

Postado por: TC Mover em 27/09/2019 às 9:12

O apetite por risco nos mercados financeiros globais permanece fraco, se não instável, nesta última sexta-feira de setembro, que começou com forte tremor geopolítico e termina com a abertura do inquérito de impeachment contra o presidente americano Donald Trump. Parte da indefinição dos mercados hoje se deve ao noticiário confuso: por um lado, pouco após o fechamento dos mercados em Nova Iorque ontem, soube-se que as conversas presenciais entre emissários chineses e americanos para retomar as negociações comerciais acontecerão a partir de 10 de outubro – logo ali. Antes, na quinta à tarde, foi veiculada pela Bloomberg News uma reportagem que dizia que os Estados Unidos não estenderiam prazo para que as empresas americanas forneçam material à chinesa Huawei. As notícias sobre Trump deixam o panorama mais difícil de ler. Assim, o investidor tenta mudar o foco para a divulgação do índice PCE, a medida preferida de inflação do Federal Reserve, e de gastos pessoais agora de manhã.

 

Esse mercado sem direção definida que vimos nesta semana deve se estender na semana que vem, de acordo com gestores e membros experientes do TC. Os assinantes do plano TC Master, do TradersClub, terão a chance de ouvir, amanhã, as impressões de alguns dos melhores gestores do país sobre o que nos espera para o restante do ano e qual o cenário de mercado para 2020. Para o assinante que quiser entender como se posicionar ante o turbilhão de assuntos que teremos em 2020 – eleição presidencial nos EUA, guerra comercial, tensão geopolítica, disputa municipal no Brasil, mais reformas etc – teremos, no TC Day, mais de 20 palestrantes, incluindo Rogério Xavier, sócio fundador da SPX Capital, a maior gestora independente do país, Henrique Bredda, da Alaska Asset, e João Luiz Braga, sócio da XP Asset. Também participam, além do CEO do TC, Pedro Albuquerque, e do trader Rafael Ferri, nossos membros experientes Bruno Bitencourt, Sérgio Sanita, Sérgio Machado e gestores como Aline Cardoso, da Trafalgar, e Alexandre Sabanai, da Perfin.

 

Na agenda, tivemos mais cedo a divulgação dos dados do IGP-M de setembro, com queda de 0,01% na base mensal, ante consenso de recuo de 0,14%. Também serão divulgados números trimestrais de desemprego da pesquisa PNAD para agosto, além de resultado primário do governo central. Mundo afora, além dos dados de PCE e gastos pessoais nos EUA, teremos discursos de autoridades do Fed, dados do índice de sentimento da Universidade de Michigan e a contagem de sondas de petróleo. O Banco Central elevou os montantes envolvidos nos leilões conjugados de dólar à vista e de swaps cambiais reversos – o que pode impactar o câmbio. O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem audiência marcada à tarde com o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, enquanto Bolsonaro deve tratar da privatização dos Correios com o presidente da estatal. A três dias do fim do prazo para aprovação de proposta de acordo coletivo no TST, a Federação Única dos Petroleiros ignora decisão do tribunal e deve convocar greve.

 

A Delta Airlines anunciou que irá vender sua participação de 9% na Gol para adquirir 20% em sua concorrente, a Latam. A companhia estrangeira irá pagar US$1,9 bilhão pela fatia na aérea latina. Na última sessão, os papéis de Azul e CVC estavam entre as maiores altas do índice, após a assinatura de contrato de compartilhamento entre Azul e Avianca. Azul PN fechou em alta de 2,82% e CVC ON, favorecida indiretamente, de 2,59%.

 

A Linx informou que extinguiu o acordo de acionistas do bloco controlador, celebrado em dezembro de 2012. Itaú e Braesco lideraram os ganhos em peso do índice na sessão de ontem, com altas de 2,88% e 1,44%, respectivamente. Mais cedo, uma notícia do Valor Econômico, citando fontes, disse que bancos cederiam R$255 milhões em dividendos da Braskem para a Odebrecht, e que veem processo organizado de venda da companhia como mais vantajoso.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis