TC News
News

Semana ativa na economia, política deve pressionar ativos de risco; hoje, feriado nos EUA reduz liquidez

Postado por: TC Mover em 11/11/2019 às 10:16

As bolsas da Ásia fecharam em queda na segunda-feira, pressionando as bolsas europeias e as commodities minerais, metálicas e de energia com o aumento das tensões em Hong Kong. O ouro e o iene sobem em dia de menor apetite por risco e feriado do Dia dos Veteranos nos Estados Unidos, que deve reduzir a liquidez no pregão na B3. No mundo, a semana deve ser de discursos de lideranças do Federal Reserve, de dados nas maiores economias do mundo e de expectativa quanto ao acordo comercial entre os EUA e a China. No Brasil, após semana marcada pela soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma realização saudável nos mercados, o câmbio deve sentir alguma pressão extra, assim como as ações mais liquidas no índice Bovespa. Nesta semana teremos Reunião dos BRICS em Brasília, a última leva de balanços trimestrais e mais um episódio de instabilidade política na América Latina, dessa vez na Bolívia, que continua sem liderança após a renúncia de Evo Morales à Presidência do país.

O governo da Bolívia estava sem liderança até a noite de ontem, logo que a renúncia de Evo Morales à Presidência da República obrigou os chefes do poder Legislativo a se demitir. Adriana Salvatierra, presidente do Senado, entregou o cargo, deixando em suspense a sucessão constitucional e forçando a uma reunião extraordinária da Assembleia Legislativa Plurinacional – órgão que decide como deve se reorganizar a institucionalidade na nação andina em uma situação inédita, como a atual. Morales, que até ontem era o mandatário com mais tempo no poder na América do Sul, desde 2006, renunciou em meio à forte pressão por um suposto fraude na eleição de outubro – que o reelegeu – que desencadeou três semanas de violentos confrontos no país.

Aparições públicas do presidente Donald Trump e do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, devem marcar a semana na ausência de uma definição em torno da guerra comercial entre os EUA e a China. Trump discursa no Clube Econômico de Nova Iorque na terça, e o investidor deve ficar atento ao que ele falar em relação à disputa. Powell será sabatinado no Senado e Câmara americanos entre quarta e quinta-feira. No total, haverá nove falas de lideranças do Fed, mesmo em uma semana mais curta, marcada pelo feriado de hoje do Dia dos Veteranos. Já na Europa e na Ásia, os dados econômicos deverão ser os protagonistas – ajudados pela temporada de divulgação de balanços de terceiro trimestre quase no final.

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis