TC Mover
Mover

Petrobras pressiona bolsa; dólar cai com bom humor externo

Postado por: TC Mover em 25/02/2019 às 13:51

Os mercados globais reagem com entusiasmo ao prolongamento da trégua tarifária entre Estados Unidos e China – que terminaria em 1º de março -, com exceção da bolsa brasileira, que sofria com a queda de Petrobras e bancos após a abertura dos índices em Nova Iorque.

 

A baixa nas ações mais líquidas do índice Bovespa, as chamadas blue chips, prevalecia no início da tarde na B3 depois de uma abertura levemente positiva, com foco no desenrolar da proposta da reforma da Previdência no Congresso. Circulou na comunidade TC a informação de que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, teria dito que a comissão especial da Previdência começará os trabalhos em abril.

 

Lá fora, os investidores repercutem as últimas declarações do presidente americano, Donald Trump, indicando que Pequim e Washington estão bem perto de um acordo, com planos de uma reunião de cúpula juntamente com o presidente chinês Xi Jinping para colocar um ponto final na disputa. Investidores temem os impactos da guerra comercial em meio aos sinais de desaquecimento da economia mundial.

 

Por volta das 12h20, o índice Bovespa recuava 0,46% a 97.432 pontos, na contramão das elevações superiores a 0,50% dos índices Dow Jones e S&P 500. Os papéis ON e PN da Petrobras caíam 2,43% e 1,40%, respectivamente, acompanhando a baixa de 2% do preço do petróleo tipo Brent, na esteira de críticas de Donald Trump ao patamar elevado das cotações. Em paralelo, a Agência Nacional do Petróleo, a ANP, comunicou que vai investigar o vazamento ocorrido no sábado em plataforma da estatal no Espírito Santo.

 

No mercado de câmbio, o dólar futuro caía 0,48% frente ao real, cotado a R$3,731 na B3, após chegar à mínima de R$3,720, em linha com a melhora da percepção sobre os mercados emergentes em função do progresso nas conversas entre EUA e China. Com isso, os juros futuros devolviam prêmios de risco, em especial aqueles com vencimento mais distante.

 

(Foto: Donald Trump/Divulgação)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis