TC Mover
Mover

OMS acalma mercados sobre vírus e Ibovespa supera 119 mil pontos, à espera de PMIs

Postado por: TC Mover em 23/01/2020 às 19:09

Os mercados acionários ganharam força na tarde hoje e o Ibovespa teve novo recorde, após a Organização Mundial da Saúde concluir que os casos de coronavírus na China não justificam a decretação de emergência global. A decisão acalmou os investidores, que vinham buscando proteção em ouro e títulos do Tesouro americano e vendendo ações pelo receio de que o surto poderia se tornar uma pandemia e afetar a economia mundial. Os mercados aguardam agora novos sinais de atividade, com os índices de gerentes de compras, os PMIs, dos Estados Unidos e da Zona do Euro, e que podem dar novo impulso às bolsas.

 

O Ibovespa terminou o dia em novo recorde, impulsionado pelos bancos, que recuperaram parte das perdas das últimas semanas. Sem um gatilho específico para a alta dos bancos, operadores culparam os suspeitos de sempre, os estrangeiros, que vêm retirando dinheiro da bolsa ao longo deste ano e eram apontados como responsáveis pela queda dos papéis, que são mais líquidos e, portanto, mais sujeitos a ajustes de posição dos grandes investidores internacionais. Até dia 21, os estrangeiros retiraram R$8,5 bilhões da B3. A queda teria atraído compradores e hoje o índice do setor financeiro, o IFNC, fechou em alta de 2,12%, zerando as perdas do mês.

 

Os grandes bancos vêm sofrendo desde o início do ano com a expectativa de queda na rentabilidade este ano por conta do aumento de impostos, queda dos juros e maior concorrência de fintechs e cooperativas, estimulada pelo Banco Central, que obrigou ainda as instituições a mudarem sua atuação no cheque especial e no consignado. Tanta pressão leva alguns analistas a especular que o BC deve, em algum momento, dar algum tipo de compensação para as grandes instituições, que reclamam dos compulsórios elevados e do excesso de regulamentos que não são aplicados aos novos concorrentes.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis