TC Mover
Mover

Morre o empresário e banqueiro Aloysio Faria, fundador do Real

Postado por: TC Mover em 15/09/2020 às 19:52

Morreu nesta terça-feira, 15, em São Paulo o banqueiro e empresário Aloysio Faria, aos 99 anos. Ele foi fundador do Banco Real, um dos maiores bancos de varejo do país, depois vendido para o ABN Amro. Também criou várias outras empresas como a rede de hotéis Transamérica, a de água mineral Águas da Prata, a C&C, a Agropalma, maior empresa de óleo de palma da América Latina, e a rede de sorvetes La Basque. A sorveteria foi criada depois de Faria ter sentido falta de um sorvete de qualidade no Brasil.

Médico por formação, ainda jovem, aos 28 anos, herdou o Banco da Lavoura de Minas Gerais, que depois se tornou o Real, em 1971, após uma cisão com o irmão, Gilberto Faria, que criou o Banco Bandeirante. O Real chegou a ser o quarto maior banco privado do país. Após a venda para o ABN em 1998, Faria criou o Banco Alfa, que se concentrou no mercado de atacado. O empresário era um dos homens mais ricos do Brasil, com uma fortuna estimada em US$ 2,4 bilhões, segundo a Forbes. Ele continuou indo diariamente ao banco até alguns anos atrás. Com a compra do ABN no exterior, o Real acabou absorvido pelo Santander Brasil.

Avesso a entrevistas, Faria participou da modernização do sistema financeiro brasileiro nos anos 1970 e 1980, que consolidou os grandes bancos de varejo e a automação bancária. Nos últimos dez anos, atuou para profissionalizar o grupo, contratando executivos que hoje comandam as empresas. Mesmo assim ainda ia ao banco quase diariamente até alguns anos atrás.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis