TC Mover
Mover

Mesmo com sinais positivos para a reforma, cautela deve imperar em véspera de feriado, decisão do Fed

Postado por: TC Mover em 30/04/2019 às 8:45

No último pregão de abril, o investidor deve ficar na procura por proteção e operar com cautela – especialmente na expectativa pela decisão de juros do Federal Reserve, no meio da tarde de amanhã, feriado de 1º de Maio no Brasil. Com o último dia do mês, vêm os ajustes nas posições dos fundos e a disputa pela taxa Ptax, que deve impactar o comportamento do câmbio na B3. O feriado de amanhã também paralisa a tramitação da reforma da Previdência, diminuindo assim o fluxo de notícias que impactam o sentimento do investidor. Tirando o mal-entendido de ontem em relação ao presidente Jair Bolsonaro e o Banco do Brasil, que parte da imprensa viu como um pedido do mandatário para que o banco praticasse juros menores, o tom das manchetes tem sido positivo desde que Bolsonaro decidiu se reunir, quase que diariamente, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para acelerar o assunto reforma. Fique de olho na definição do cronograma de trabalhos da comissão especial da Câmara para o projeto, que deve ser definido hoje.

 

As bolsas globais recuam, enquanto os índices futuros nos Estados Unidos oscilam, com viés de baixa, na esteira do resultado fraco do Google. O dólar americano recua e as commodities sobem, refletindo a estabilização do crescimento na China, cujos PMIs mostraram queda em abril, revertendo parte da alta vista em março. O que preocupa os investidores globais é que a recuperação recente na China se mostre cíclica, e não estrutural. Atento a esses sinais, o mercado conheceu hoje os dados do PIB da Zona do Euro referente ao primeiro trimestre, que bateram levemente o consenso. Hoje começa uma nova rodada de negociações entre as equipes dos Estados Unidos e da China – para encontrar uma solução final ao impasse comercial entre as duas nações que se alastra por quase 14 meses.

 

Fique atento aos dados de confiança e do setor imobiliário nos EUA, além da série de resultados trimestrais de grandes empresas que também são esperados para os próximos dias. Já no Brasil, teremos números de desemprego e resultados do Santander Brasil e da Gol antes da abertura. Destaque também para a assembleia da Vale, onde uma nova chapa será submetida à votação para a troca de cinco dos 12 conselheiros antigos e para a entrada de um independente. Ontem, a maior produtora de minério do planeta efetivou Eduardo Bartolomeo como seu diretor-presidente, substituindo Fabio Schvartsman – cuja cabeça rodou por conta dos desdobramentos da tragédia de Brumadinho, que deixou mais de 300 mortos em Minas Gerais.

 

 

Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.

 

Mercado hoje, segundo Contribuidores TC

 

As bolsas ao redor do mundo começaram esta terça-feira em clima misto, com queda na Europa e na Ásia, com exceção da China, e oscilações nos futuros das bolsas americanas, seguindo dados econômicos da Zona do Euro e a expectativa com a reunião do Federal Reserve de amanhã.

 

Bolsa: As principais bolsas negociadas na Europa caíam em bloco pelo terceiro pregão consecutivo, apesar dos dados econômicos da região que vieram em linha com o esperado: o PIB da Zona do Euro teve variação anual de 1,20% em março, levemente acima do consenso. Na Ásia, o índice Xangai Composto subiu 0,52% nesta madrugada, seguindo o otimismo do mercado com um possível desfecho da guerra comercial do país com os Estados Unidos – hoje começa uma nova rodada de negociações entre ambas as nações, com a visita do secretário do Tesouro Steven Mnuchin, e o representante do comércio, Robert Lightziher, a Pequim. Nos EUA, esse mesmo otimismo ajudava a manter os futuros das principais bolsas operando em leve alta.

 

Principais notícias corporativas

 

Educação: Governo federal abre prazo para renegociar dívida com Fies (Folha)

 

Banco do Brasil: Após intervir em comercial de TV, Bolsonaro pede juros baixos ao BB (Folha)

 

Kroton: Kroton eleva em mais de 40% matrículas com mídia focada nas comunidades (Estado)

 

Caixa: Caixa escolhe bancos para ofertas de BB e Alupar (Estado)

 

Vale I: Eduardo Bartolomeo assume o cargo de presidente da Vale (Estado)

 

Vale II: Vítimas de Brumadinho pedirão, em assembleia, paralisação da Vale (Globo)

 

Petrobras: Petrobras avalia modelo de venda do refino (Valor)

 

CCR: CCR lucra no 1º tri, mas leniência ainda impacta (Valor)

 

Magazine Luiza: Magazine faz acordo para comprar Netshoes (Valor)

 

Minerva: Minerva Foods dá largada ao IPO da Athena (Valor)

 

Agenda do dia

 

Indicadores nacionais

09h00 Taxa de desemprego (março) – IBGE

09h00 PPI mensal (março) – IBGE

09h00 PPI anual (março) – IBGE

10h30 Relação dívida/PIB (março) – Banco Central

10h30 Balanço orçamentário (março) – Banco Central

10h30 Superávit orçamentário (março) – Banco Central; consenso -US$15,5 bi

 

Indicadores internacionais

03h00 Alemanha – Preços de bens importados anual (março); consenso 2%

03h00 Alemanha – Clima do consumidor (maio); consenso 10,4

04h55 Alemanha – Taxa de desemprego (abril); consenso 4,90%

04h55 Alemanha – Variação no desemprego (abril); consenso -6 mil

06h00 UE – PIB anual (1T)

06h00 UE – PIB trimestral (1T)

06h00 UE – Taxa de desemprego (março); consenso 7,80%

09h00 Alemanha – IPC anual (abril); consenso 1,50%

09h00 Alemanha – IPC mensal (abril); consenso 0,50%

10h45 EUA – PMI de Chicago (abril); consenso 58,8

11h00 EUA – Confiança do consumidor (abril); consenso 126

11h00 EUA – Vendas pendentes de moradias mensal (março); consenso 1%

17h30 EUA – Estoques de petróleo bruto semanal – API

N.D. Japão – PMI industrial (abril); consenso 49,5

 

Resultados corporativos

AA Santander

AA Gol

 

Teleconferência de resultados

09h30 Santander

10h00 RD

N.D. Gol

 

Assembleias

9h00 Klabin

10h30 CVC

15h00 Itaúsa

N.D. São Carlos

N.D. Vale

 

DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis