TC Mover
Mover

Mercados recuperam bom humor após inflação na Europa, PIB chinês comportados; no radar, investigação no MPF e XP

Postado por: TC Mover em 17/01/2020 às 9:15

A sexta-feira começa em clima otimista vindo do exterior após dados da economia chinesa para o quarto trimestre mostrarem que o gigante asiático cresceu em linha com o esperado, ainda que no menor ritmo em quase trinta anos. O crescimento de 6,1% em 2019 bate nas expectativas tanto do mercado, como do governo do partido Comunista chinês, e alivia a preocupação de que a guerra comercial com os Estados Unidos e as consequentes tarifas extras pudessem ter minado a economia da região nos últimos meses. Com isso, o clima de cautela, que já vinha arrefecendo desde a última semana, com a diminuição da tensão política no Oriente Médio, toma contornos ainda mais fracos no pregão de hoje, com o contrato para o ouro chegando ao final da pior semana em quase dois meses. As moedas emergentes subiam em bloco contra o dólar, enquanto as bolsas europeias tinham o melhor pregão em duas semanas, também seguindo os dados em linha para a inflação da Zona do Euro em dezembro.

 

No âmbito local, o mercado deve acompanhar de perto o desenrolar de uma investigação do Ministério Público Federal contra o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, por supostas ‘interferências indevidas’ durante o processo de aprovação da reforma da Previdência. Mesmo que morra na praia, a pauta pode desviar a atenção por algum tempo das reformas administrativa e tributária, marcadas para chegar ao Congresso no início de fevereiro. A decisão do MPF atende a representação da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, segundo o jornal Estado de S. Paulo, que acusam Bolsonaro de ter comprado votos através de emendas parlamentares que liberaram cerca de R$1,3 bilhão no ano passado. Ainda segundo a legenda, parte da distribuição teria sido feita de maneira irregular, sem autorização legislativa.

 

Segundo o Poder 360, o presidente da Azul, John Rodgerson, anunciou ontem que a companhia comprará 75 aeronaves da Embraer, com meta de ampliar em cerca de três ou quatro anos os destinos nacionais de 150 para 200. A Petz, varejista focada na venda de produtos para animais de estimação, se movimenta e pode realizar sua abertura de capital ainda neste ano, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. O fundo americano Warburg Pincus, que possui parte da empresa, pode também vender uma fatia para monetizar parte dos seus investimentos, disse o jornal. A MRV divulgou ontem, após o fechamento do pregão, alguns dos seus resultados do quarto trimestre de 2019. A construtora teve aumento de 6,3% no número de lançamentos de imóveis na base anual, mas as vendas recuaram 9,9%. Segundo a Reuters, a companhia encerrou 2019 com o menor número de distratos dos últimos anos e o preço médio do apartamento da companhia avançou 3,3% na comparação anual, para R$158 mil.

 

(Por Ana Siesdchlag e Vitor Azevedo | Foto: Pixabay)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis