TC Mover
Mover

Mercados recuam com volta da cautela; minério cai com oferta maior

Postado por: TC Mover em 06/03/2019 às 9:14

Os futuros dos índices acionários dos Estados Unidos caíam nesta quarta-feira, na esteira de quedas nos mercados asiáticos e europeus, os avanços do dólar e os preços dos Treasuries americanos, à espera de fatos mais concretos sobre as negociações comerciais entre os EUA e a China, dados econômicos e decisões de política monetária no mundo desenvolvido.

Na Europa, as ações de montadoras recuavam, colocando pressão sobre o índice Stoxx600; já os contratos futuros do Dow Jones Industrials, S&P500 e Nasdaq perdiam terreno e negociavam no vermelho. Na Ásia, as bolsas chinesas avançaram em meio a uma série de políticas dirigidas a criar um maior estímulo para a segunda economia do mundo. No restante da região, os índices referência recuaram, com destaque para o Nikkei 225 da bolsa de Tóquio. A libra esterlina cai ante o dólar com temores sobre a próxima votação no Parlamento sobre o Brexit.

Para um gestor sediado em Londres, o noticiário sobre as negociações EUA-China deve dominar o sentimento, com a falta de detalhes firmes sobre um acordo freando qualquer tipo de recuperação ou colocando um freio para a realização. A saúde da economia mundial continua concentrando atenções, após Morgan Stanley dizer que espera que os rendimentos dos Treasuries despenquem para 2,35% até o final do ano. As commodities mostravam comportamento misto: o petróleo e o minério de ferro perdiam um pouco de terreno com o acúmulo maior do que o esperado nos estoques brutos dos EUA e projeções de maior produção, respectivamente. Os metais subiam, com o ouro e o cobre liderando as altas. A seguir o desempenho dos principais mercados globais às 09h00:

  • $USD: O dólar americano negociava perto da estabilidade ante seus pares, porém com viés de alta, em meio a clima de cautela. Moeda americana ruma para sexto dia de altas.
  • $USTY10: Os rendimentos dos títulos americanos de dez anos recuavam 2 pontos-base para 2,717%, na esteira de maior demanda pelo dólar e por ativos seguros.
  • $DJIA: O futuro do Dow Jones perdia 0,16% no pré-market, com o investidor esperando por detalhes das conversas EUA-China.
  • $SXXP: O Stoxx600 operava estável, após abertura pressionada.
  • $SHCOMP: O Xangai Composto disparou 1,6% após o governo chinês avisar que reduzirá o teto do imposto ao valor agregado em três pontos percentuais para fomentar o consumo.
  • $IO62: O futuro do minério fechou em queda de 1,2% para 510,50 iuanes após Bernstein e outras casas de pesquisa projetar remanejamento da oferta por parte da Vale.
  • $BRENT: Futuro do contrato Brent para maio recua menos de 0,1%, para US$65,83 o barril, com temores de maior estocagem de petróleo nos EUA.

 

(Foto: Xangai/Josep Renalias)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis