TC Mover
Mover

Mercados perdem força, mas mantêm otimismo; fique de olho em serviços, ata do FOMC, petróleo

Postado por: TC Mover em 07/04/2020 às 18:46

As bolsas voltaram a subir hoje, mas perderam força no fim do dia com sinais de que a epidemia de coronavírus ainda deve demorar um pouco mais para atingir seu pico e em meio a uma nova queda do petróleo. O mercado espera ansiosamente uma queda mais consistente nos números da pandemia, por um período mais longo, mas hoje novamente houve um recrudescimento dos casos na Espanha e nos Estados Unidos, enquanto a França reafirmou que ainda está na fase de expansão da epidemia, superando as 10 mil mortes.

Altamente líquido por conta do enorme volume de incentivos jogados no sistema financeiro pelos bancos centrais e pelos governos, o mercado reage a cada nova notícia sobre novos casos e mortes e a cada novo anúncio de pacotes de ajuda. Já no mercado de petróleo, os preços caíram e seguraram a alta das petroleiras após estimativas da Administração de Informações de Energia dos EUA reduzir a projeção para os preços e estimar um corte de produção menor do que o esperado no país. No Brasil, o alívio com a manutenção do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, ao menos no curto prazo, fez o Ibovespa subir mais que as bolsas no exterior.

Os índices perderam força também diante de uma agenda mais cheia amanhã. Com a votação da PEC do Orçamento de Guerra pelo Senado adiada para segunda-feira, após o feriado de Páscoa, o mercado vai acompanhar a implementação das medidas de ajuda a empresas e a trabalhadores. Amanhã saem dados do setor serviços do IBGE relativos a fevereiro, um setor que será fortemente atingido pelas medidas de combate ao coronavírus. Saem também dados de inflação, com a primeira prévia do IGP-M de abril. Mas o dado mais importante deve ser a ata da reunião extraordinária do Federal Reserve do dia 15 de março, um domingo, que reduziu os juros americanos para quase zero e marcou o início da onda de socorro para o sistema financeiro global.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis