TC Mover
Mover

Mercados nos EUA ficam voláteis após Fed sugerir incerteza sobre juros

Postado por: TC Mover em 20/02/2019 às 16:24

O dólar americano reduziu seu recuo e os índices acionários de Nova Iorque oscilaram nesta quarta-feira após a ata da reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos sugerir que não há consenso quanto ao rumo das taxas de juros neste – em mais um sinal de que os dados econômicos e a situação econômica global ainda se mantêm inconclusivos.

 

Segundo a ata da reunião de janeiro do FOMC, como é conhecido o comitê de política monetária do Federal Reserve, alguns dos seus membros ainda estão indecisos em relação à trajetória da política monetária, embora haja cada vez mais evidência de pressões baixistas sobre o crescimento econômico e a inflação no país. A mudança de trajetória do Fed na reunião de 29 de janeiro ajudou a afastar os temores dos investidores com uma alta agressiva nos juros nos EUA e impulsionou a demanda por ativos de maior risco ao redor do planeta.

 

Na ata, os membros do comitê sugeririam que o programa de normalização do balanço da autarquia deve ser finalizado neste ano; o mercado esperava uma mensagem similar nesse sentido. “Quase todos os membros do comitê acham que seria desejável anunciar de forma antecipada um plano para parar de reduzir o balanço do Federal Reserve, ainda este ano. Tal anúncio forneceria mais certeza sobre o processo”, disse o documento.

 

O índice Dow Jones Industrials subia 0,13% às 16h15, pouco depois da ata ser publicada e indicar que há riscos baixistas para a atividade econômica. O índice S&P500 avançava 0,09%, enquanto o dólar desacelerou sua queda para 0,09% ante seus pares. Já o rendimento dos Treasuries de dez anos subia 1 ponto-base para 2,647%, sinalizando que há poucos riscos em manter o juro básico nos EUA inalterado no curto prazo.

 

(Foto: detalhe do Federal Reserve/Fortune)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis