TC Mover
Mover

Mercado muda projeções e prevê diminuição da queda do PIB e alta do IGP-M

Postado por: TC Mover em 14/09/2020 às 11:04

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O mercado melhorou a estimativa para a queda do PIB este ano, segundo Relatório Focus, divulgado na manhã dessa segunda-feira pelo Banco Central. Os números do último relatório previam queda de 5,31%, enquanto hoje, a previsão é de -5,11%. Mesmo em meio à pandemia do Covid-19, os indicadores têm sugerido uma retomada da economia.

Para o próximo ano, a expectativa de crescimento do PIB ficou mantida em 3,5%.

Inflação sobe, mas não deve ultrapassar a meta anual

Ainda segundo o Relatório Focus, a previsão para a inflação é de se manter abaixo dos 2%. Há uma semana, o mercado acreditava em um crescimento de 1,78%, enquanto no relatório desta semana, o crescimento foi para 1,94%. Essa foi a quinta alta seguida do IPCA.

Apesar projeção de alta, a inflação deve permanecer dentro da meta estipulada pelo BC entre 2,5% e 5,5%, com meta central de 4%. Isso significa que se a inflação estiver dentro desses índices, a meta estipulada para o ano está sendo cumprida.

Previsão de salto para o IGP-M

O Índice Geral de Preços do Mercado, o IGP-M, deve ter um salto em 2020, de acordo com a expectativa do mercado. O índice que considera a inflação de preços desde as matérias-primas agrícolas e industriais, até bens e serviços finais teve alta prevista de 15,03% ante 11,72% do último relatório.

Outros índices

A taxa de câmbio e a meta da taxa Selic também são contempladas no Relatório Focus e ambas se mantiveram desde o relatório da última semana. O dólar deve permanecer custando US$5,25 e a Selic em 2%.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis