TC Mover
Mover

Com liquidez global baixa, mercado local deve ficar mais sensível à Previdência

Postado por: TC Mover em 22/04/2019 às 8:36

A liquidez global deve se manter reduzida nesta segunda-feira, feriado de Páscoa nas maiores praças financeiras da Europa. Os mercados operam sem direção única, com o petróleo acelerando alta após notícia de que os Estados Unidos vão seguir com as sanções aos compradores de petróleo iraniano – a suspensão delas, ou waiver, expira em 2 de maio. Os futuros dos índices acionários americanos apontavam para uma abertura em queda, enquanto o dólar americano opera estável. O investidor, assim, fica de olho nas divulgações de balanços do primeiro trimestre nos EUA e nos desdobramentos das conversas comerciais com a China – cujo governo colocou um limite às políticas de estímulo anunciadas desde final do ano passado. O ambiente não deve ser tão propício às altas dos ativos, pelo menos, não tão cedo.

 

O fim de semana prolongado aqui no Brasil não trouxe maiores novidades sobre o futuro do texto da reforma da Previdência, que pode ser alterado na reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara amanhã – especula-se que eles possam incluir alguma coisa sobre o benefício de prestação continuada, a retirada do fim do pagamento de multa do FGTS para aposentados e a alteração da idade máxima de aposentadoria compulsória para ministros do Supremo Tribunal Federal. O mercado mantém o tom relativamente otimista com a tramitação da pauta, mas o ceticismo está cada vez mais tomando conta da cabeça do investidor; a volatilidade vai continuar alta e o discurso dos políticos cada vez mais confuso. A expectativa é que o parecer do relator da reforma seja aprovado com modificações, o que pode prorrogar a aprovação do texto para quarta-feira.

 

Fique de olho hoje na publicação do relatório Focus do Banco Central, com a expectativa de mais cortes na projeção de crescimento do PIB para este ano, assim como nos dados semanais da balança comercial. Hoje também pode sair arrecadação federal de impostos. Nesta semana, o destaque é a prévia do IPCA deste mês, na quinta-feira. Mundo afora, teremos a primeira prévia do PIB dos EUA, o índice de preços de gastos com consumo e a confiança do consumidor, na sexta-feira. Hoje teremos dados do setor imobiliário nos EUA. Já na quarta-feira, haverá decisão de política monetária do Banco Central do Japão.

 

Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.

 

 

Mercado hoje, segundo Contribuidores TC

 

Os futuros das bolsas americanas começam a segunda-feira no vermelho, acompanhando a queda do principal índice acionário da China, o Xangai Composto, para o menor nível em uma semana, após o governo cogitar limitar os estímulos econômicos em meio a dados mais robustos para a economia.

 

Bolsas: Os futuros das bolsas americanas operavam em queda, seguindo o desempenho do mercado chinês nesta madrugada e à espera de uma série de balanços corporativos ao longo desta semana. As principais bolsas europeias ficam fechadas nesta segunda-feira por conta de um feriado.

 

Principais notícias corporativas

 

Educação: MEC acelerou credenciamento de novas universidades em 70% neste ano (Estado)

 

Vale: Relator da CPI de Brumadinho quer propor elevação da taxa de royalties para mineração de 3% para 10%, disseram fontes ao jornal Valor Econômico.

 

Usiminas: Usiminas estuda nova linha em Ipatinga (Valor)

 

Vulcabras: Vulcabras disputa mercado premium (Valor)

 

Bancos: Bancos pressionam concorrentes com redução de taxas para lojista (Valor)

 

Petrobras I: A Petrobras informou que os resultados a perfuração de poço em águas profundas na Bacia de Sergipe confirmam a extensão de acumulação de gás e óleo.

 

Petrobras II: Petrobras reitera que estudo oferta subsequente, mais alternativas para reduzir sua fatia na BR Distribuidora.

 

Sonae Sierra: A Sonae Sierra Brasil comunicou que concluiu a compra de participação de 30% no Plaza Sul Shopping por R$158,5 milhões, elevando sua fatia total no ativo para 90%.

 

MRV: A MRV anunciou que o Credit Suisse passará a prestar os serviços de formador de mercado para suas ações ON na B3.

 

Agenda do dia

 

Indicadores nacionais

08h25 Relatório Focus – Banco Central

16h00 Receita Tributária Federal – Receita Federal; consenso R$112,7 bi

 

Indicadores internacionais

09h00 EUA – Índice de atividade nacional Fed Chicago (março)

10h45 EUA – PMI industrial (abril); consenso 53,6

11h00 EUA – Vendas de casas usadas (março); consenso 5,31 mi

21h30 Japão – PMI industrial (abril)

 

DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis