TC News
News

Medo vira o jogo e bolsas despencam, de olho em nova semana de nervosismo; foco em pandemia, PMI, ata do Copom

Postado por: TC Mover em 20/03/2020 às 19:07

A recuperação dos mercados nesta sexta-feira, impulsionada por novas medidas de aumento de liquidez por parte dos bancos centrais, não resistiu às notícias ruins sobre o avanço da pandemia de coronavírus. Pesou também sobre o mercado a cautela com o fim de semana somada à perspectiva sombria para a semana que vem, com o provável avanço da doença na Europa, nos Estados Unidos e, agora, no Brasil. “Qualquer ventinho derruba os mercados”, diz um operador de uma corretora, citando o comportamento irracional de muitos investidores.

Os índices de ações fecharam em forte queda e o petróleo WTI despencou mais 21% no dia, encerrando a semana em baixa de 36%, a pior desde 1991, acentuada pela guerra de preços entre Arábia Saudita e Rússia, que pode ter agora a intervenção dos Estados Unidos. A queda do petróleo acabou levando os índices de ações dos Estados Unidos e do Brasil, que oscilaram entre altas e baixas ao longo do dia, a acentuar as perdas no fim do pregão. O Dow Jones e o S&P500 perderam mais de 4%, registrando a pior semana desde a grande crise financeira de 2008.

A Organização Mundial de Saúde diz haver pelo menos 20 vacinas em teste, além de novos medicamentos que podem atenuar os efeitos do vírus. Outro foco de atenção será a votação no Congresso americano do pacote de mais de US$1 trilhão de ajuda para a economia, prevista para ocorrer até segunda-feira. A saúde do sistema financeiro europeu e a parada quase que total das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro por conta do coronavírus também estarão no radar dos investidores. Na agenda econômica, uma leva de indicadores importantes de atividade, com os PMIs na Europa e Estados Unidos disputarão as atenções com as vendas no varejo, os dados de serviços, o Indicador de Atividade do Banco Central e a Ata do Copom no Brasil.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis