TC Mover
Mover

Inflação oficial tem menor fevereiro em 20 anos e consolida expectativa de novo corte na Selic na ‘Super Quarta’

Postado por: TC Mover em 11/03/2020 às 11:19

A inflação oficial medida pelo IPCA subiu 0,25% em fevereiro, abaixo do consenso de 0,34% colhido pela TC Mover, e a menor variação em 20 anos, consolidando as apostas de novos cortes na taxa básica no próximo dia 18 – a primeira “Super Quarta” de 2020, quando os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos decidem o rumo dos juros no mesmo dia.

 

O número veio acima do avanço de 0,21% registrado em janeiro, impactado pelo reajuste das mensalidades escolares, mas é o mais baixo para meses de fevereiro desde 2000, quando o índice foi de 0,13%. No acumulado do ano, a inflação chega a 0,46% e, nos últimos 12 meses, teve variação de 4,01%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, cinco apresentaram alta em fevereiro, disse o IBGE.

 

Aliviaram o bolso do consumidor o grupo alimentação e bebidas, que desacelerou alta para 0,11%, afetado novamente pela queda de 3,53% nos preços das carnes, que haviam recuado 4,03% em janeiro. Também contribuiu para a perda de força dos preços a mudança da bandeira tarifária da energia elétrica. Em janeiro, estava em vigor a bandeira amarela, em que é cobrado um acréscimo para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em fevereiro, passou a vigorar a bandeira verde, em que não há cobrança adicional.

 

Apesar de acelerar frente a janeiro, o dado de fevereiro mostra que a inflação segue sob controle, abrindo espaço para novas reduções na Selic, atualmente em 4,25% ao ano. Um novo corte na próxima reunião do dia 18 já é esperada pela retomada lenta da economia, agravada pela propagação do coronavírus, que deixou parada a economia do maior parceiro comercial do Brasil, a China. O contrato do DI com vencimento para janeiro de 2021 perdia quatro pontos-base para 3,865% próximo às 10h00.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis