TC Mover
Mover

Ibovespa volta para os 115 mil pontos e dólar bate R$4,27 com coronavírus e de olho no Copom

Postado por: TC Mover em 30/01/2020 às 18:47

Os temores de uma epidemia global provocada pelo coronavírus voltaram a derrubar as bolsas e os preços das matérias-primas em todo o mundo após notícias de que o número de pessoas contaminadas na China já supera os 8.200 com 171 mortes e de um caso de contágio ocorrido nos EUA. O mercado se recuperou e apagou as perdas, porém, após a OMS declarar emergência global, mas reafirmar a confiança nas medidas do governo chinês para controlar o vírus. A decisão da OMS deve aumentar as medidas de controle da maioria dos países, o que vai prejudicar os negócios de diversas empresas, como as aéreas, e a economia como um todo, e reforçar a atenção para novos casos da doença, especialmente fora da China.

 

No Brasil, o Ministério da Saúde disse que vai esperar a confirmação de um caso no país para declarar emergência. Diante do receio de que o surto se transforme em pandemia e reduza o crescimento mundial, os investidores correm para ativos de menor risco, como ouro, dólar e títulos do Tesouro dos EUA, com o metal acumulando alta de 4% no ano. Ao mesmo tempo, crescem as vendas de matérias-primas, como petróleo, que já perde 13% no ano, ajudando a derrubar o índice de commodities da Bloomberg em 7% neste ano, com impacto nos países emergentes e nos mercados de ações.

 

Em meio aos temores com o vírus, cresce a expectativa dos investidores brasileiros com a reunião do Comitê de Política Monetária na semana que vem. Os dados de amanhã, de emprego do IBGE e contas públicas do BC, podem reforçar a expectativa de corte da taxa Selic de 4,5% para 4,25% e acalmar as críticas. Gestores e analistas alertam para o risco de um repique da inflação caso os juros caiam demais, o que obrigaria o BC a elevar muito mais os juros no futuro. Amanhã também os mercados vão acompanhar o PIB e a inflação na Zona do Euro e os preços e a confiança nos EUA.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis