TC Mover
Mover

Ibovespa tem recorde e queda no penúltimo pregão do ano à espera de dados fiscais, balança e ata do Fed

Postado por: TC Mover em 27/12/2019 às 19:22

O Ibovespa se descolou da euforia das bolsas internacionais e fechou em queda no penúltimo pregão do ano, não sem antes bater um novo recorde intradiário pela manhã, com os investidores mais cautelosos, colocando parte dos ganhos no bolso e se preparando para o feriado da semana que vem. A próxima semana terá dados importantes de contas públicas na segunda-feira, com o resultado primário do setor público consolidado, e os números da balança comercial no Brasil, ambos de novembro, além do índice dos gerentes de compras, o PMI, da indústria. No exterior, os destaques são a ata da reunião de política monetária do Federal Reserve na sexta-feira e o PMI industrial da China, que sai em pleno feriado de Ano Novo.

 

O Ibovespa perdeu força com os investidores colocando no bolso parte dos ganhos do mês diante da expectativa de um último pregão do ano ainda mais esvaziado na segunda-feira e sujeito a surpresas aqui ou no exterior, ainda mais com a bolsa americana funcionando normalmente também na terça-feira. A queda se acentuou no fim do dia e o índice fechou aos 116.533 pontos, em queda de 0,57%. Os destaques de queda entre as blue chips foram Petrobras e bancos, especialmente Itaú Unibanco. A maior baixa do índice foi o papel da própria B3, que caiu 5,23% após a Comissão de Valores Mobiliários colocar em audiência pública uma proposta para regular a concorrência entre as bolsas.

 

No exterior, as bolsas na Europa fecharam em alta, com o índice Euro Stoxx 600 batendo novo recorde, com ganho de 0,21%, acompanhando o otimismo das bolsas americanas, que atingiram novas máximas com a expectativa de assinatura do acordo comercial inicial entre EUA e China nas próximas semanas. O acordo, que deve ter seus detalhes divulgados nos próximos dias, deve reduzir a guerra comercial e evitar uma desaceleração mais forte da economia americana. O S&P500 atingiu a máxima história de, mas à tarde perdeu força e fechou praticamente estável, aos 3.240 pontos, apenas 0,11 ponto acima de ontem, mas, mesmo assim, recorde de fechamento. Já o Dow Jones bateu novos recordes e fechou em alta de 0,08%.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis