TC Mover
Mover

Ibovespa sobe com política, exterior; no radar, FOMC

Postado por: TC Mover em 28/04/2020 às 18:48

O Ibovespa subiu e o dólar e os juros caíram com a melhora do cenário externo e o alívio na tensão política local após o presidente Jair Bolsonaro conseguir o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para avançar em uma proposta limitada de ajuda a Estados e municípios por perdas de receita com a epidemia de coronavírus e com a condição de congelamento dos salários do funcionalismo por 18 meses. Um substitutivo deve ser apresentado no Senado na quinta-feira e votado no sábado. O apoio fortalece ainda mais o ministro Paulo Guedes e sua política de ajuste das contas do governo, mesmo no momento de medidas de emergência para o combate à pandemia de coronavírus, que superou 3 milhões de casos e matou 213 mil em todo o mundo.

Nos Estados Unidos, novo epicentro da epidemia, o vírus já atingiu 1 milhão de casos e matou 57 mil. Mesmo assim, os mercados internacionais se animaram com os anúncios de vários estados americanos de redução nas quarentenas e início de retomada da atividade. Hoje, o presidente Donald Trump, ao anunciar linhas especiais para pequenas empresas, voltou a afirmar que o pior da epidemia no país ficou para trás, enquanto o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou um plano com 12 passos para reabrir a economia do Estado.

A retomada começaria a partir de 15 de maio em algumas cidades, mas não nas grandes como Nova Iorque, deixou claro Cuomo. No fim do dia, porém, os índices americanos perderam força e fecharam em queda, na expectativa dos resultados de empresas importantes como Alphabet após o encerramento dos negócios e da decisão de política monetária do Federal Reserve amanhã, que deve se concentrar em traçar cenários para a retomada da economia americana e garantir que vai ajudar nesse processo mantendo os juros perto de zero e garantindo mais incentivos para os mercados. O presidente do Fed, Jerome Powell, dá entrevista às 15h30.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis