TC Mover
Mover

Ibovespa e juros caem e dólar sobe em ajuste de fim de ano, aguardando PNAD, IGP-M e contas públicas

Postado por: TC Mover em 20/12/2019 às 19:32

Os investidores aproveitaram o último pregão antes das festas de fim de ano para ajustar suas carteiras. Com a expectativa de volumes baixos na semana que vem, muitos investidores emendando o feriado de Natal e uma agenda econômica fraca, o índice Bovespa registrou pequena queda, a primeira após três pregões de alta, realizando uma parte dos lucros do mês após a alta de mais de 6%. O mercado local destoou dos novos recordes dos índices nos Estados Unidos, impulsionados pelos números positivos do PIB e novidades sobre o acordo com a China que trouxeram alívio.

 

Ainda no clima de ajuste, o dólar subiu diante do real e superou os R$4,100 no mercado futuro e os juros futuros terminaram em baixa, mesmo depois do IPCA-15 acima do esperado, aguardando novos indicadores de atividade e inflação na semana que vem, quando saem o IGP-M de dezembro, o nível de emprego da PNAD, os dados de crédito e o resultado primário do governo central.

 

Nos EUA, notícias sobre a ligação entre Xi Jinping e Donald Trump impulsionaram o bom humor dos investidores e levaram as bolsas a novos recordes. O S&P500 fechou em alta de 0,49% e o Dow Jones Industrials, a 0,28%. Trump disse, em tuíte, que teria combinado com Xi uma data para a assinatura da fase I do acordo, mas sem dar mais detalhes. O líder chinês disse que está disposto a continuar comunicação com o presidente americano e que o acordo da fase I teve respeito mútuo. No entanto, ressaltou que as atitudes americanas interferiram em assuntos internos e minaram a confiança.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis