TC Mover
Mover

Ibovespa derrete e tem segundo circuit breaker na semana com pandemia; no radar, BCE e mais estímulos

Postado por: TC Mover em 11/03/2020 às 19:16

O pânico voltou aos mercados nesta quarta, após um dia de alívio, depois que a Organização Mundial de Saúde declarou o coronavírus como pandemia. O Ibovespa aprofundou a queda à tarde, chegando a cair mais de 10%, o que levou a B3 a acionar o circuit breaker, o segundo na semana e o sétimo na história. Nos EUA, os índices despencaram, com o Dow Jones Industrials e o Nasdaq entrando no chamado “bear market”, um tombo superior a 20% desde o último recorde, em fevereiro, pondo fim ao mais longo “bull market” da história de Wall Street, que durava desde 9 de março de 2009. Um pronunciamento de Donald Trump é esperado para as 22h00, no horário de Brasília.

Na Europa, os índices não conseguiram sustentar os ganhos da parte da manhã. No fim da tarde, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, determinou o fechamento de comércios do país, exceto mercados e farmácias, para conter o vírus. O Ibovespa sofreu uma pressão adicional com a baixa de preços do petróleo e minério de ferro. A moeda foi afetada também pela decisão do Congresso em derrubar um veto do presidente Jair Bolsonaro sobre as regras do Benefício de Prestação Continuada. A derrubada, que vai fazer disparar os gastos públicos em estimados R$217 bilhões em dez anos, um quarto do que o governo espera economizar com a Reforma da Previdência, pode colocar em risco o cumprimento da meta fiscal.

A forte valorização do dólar levou a projeção dos juros ficar em 4,215%, apagando as apostas em novos cortes da taxa a Selic. O ouro encerrou em queda, mesmo com a forte aversão ao risco global, com vendas de investidores para obter recursos para cobrir margens. Os investidores agora aguardam novos anúncios de estímulos para amortecer os efeitos do coronavírus nas economias, com destaque para a reunião de amanhã do Banco Central Europeu.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis