TC News
News

Expectativa com leilão de excedentes derruba bolsa e dólar; investidor já se prepara para IPCA na quinta

Postado por: TC News em 05/11/2019 às 19:53

Na ressaca dos recordes de segunda-feira, os índices de ações tiveram um dia de maior cautela. No Brasil, o Índice Bovespa e o dólar encerraram o dia em queda em meio à realização de parte dos lucros do dia anterior e na expectativa com o leilão de sobras da Cessão Onerosa do pré-sal, que ocorre nesta quarta pela manhã, e o pacote de medidas de ajuste enviadas hoje ao Congresso. O mercado já fica atento à divulgação dos dados de inflação medidos pelo IPCA na quinta-feira.

 

O Índice Bovespa fechou em queda, a primeira depois de dois dias de alta. O Ibovespa passou o dia na expectativa com o leilão de excedentes da Cessão Onerosa, marcado para amanhã, e que terá impactos importantes para o governo brasileiro e para a Petrobras. Informações de que petroleiros entraram na Justiça tentando suspender o leilão aumentaram a cautela dos investidores e fizeram o papel, o mais negociado no dia, cair mais de 2%, atingindo as mínimas do dia no fim do pregão.

 

A cautela dos investidores deve continuar amanhã, com a realização do leilão da Cessão Onerosa. Além de uma possível batalha judicial, os investidores vão estar atentos à participação dos estrangeiros, já que dois grandes grupos, BP e Total, desistiram do leilão. Novas desistências podem colocar em dúvida o otimismo com os investimentos no país e afetar o dólar, explica Pablo Spyer, diretor da Mirae Asset. Segundo ele, o leilão pode significar entrada forte de moeda no país. Nesse cenário, o dólar futuro fechou em queda de 0,45%, a R$4,000.

 

Para amanhã, além do leilão da Cessão Onerosa, marcado para começar às 10h00, o mercado acompanhará uma agenda carregada na Europa, com dados de encomendas à indústria na Alemanha e PMI de serviços e vendas no varejo. Nos EUA, sai a produtividade do setor não agrícola e estoques de petróleo. No Brasil, os dados de produção e vendas de veículos da Anfavea vão dar pistas sobre a atividade econômica em outubro. A temporada de balanços trimestrais continua, com os dados de TIM, Carrefour, Ultrapar e IRB no Brasil e Softbank nos EUA.

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis