TC Mover
Mover

Embaixador americano em Pequim não vê acordo comercial iminente

Postado por: TC Mover em 08/03/2019 às 9:42

Os Estados Unidos e a China ainda não definiram uma data para a cúpula presidencial que, em teoria, deve sacramentar a resolução de um ano de disputas comerciais, disse o embaixador americano em Pequim, Terry Branstad, na madrugada desta sexta-feira ao The Wall Street Journal – parcialmente confirmando o temor dos investidores de que nenhum dos lados acredita na iminência de um acordo.

 

A data e os detalhes da reunião entre o presidente americano Donald Trump e o presidente chinês Xi Jinping estão ainda por ser definidos, disse Branstad ao jornal. Para ele, existe uma brecha importante nas posições de ambos os lados, especificamente no quesito cumprimento das obrigações acertadas: ou seja, que mecanismos permitirão que um lado policie e verifique que os compromissos assinados sejam respeitados.

 

“Ambos os lados concordam que antes precisa haver um avanço significativo, o que para mim significa que eles precisam aproximar mais suas posições antes que isso aconteça”, disse Branstad. “Ainda não chegamos lá, mas estamos mais perto do que antes”.

 

Os emissários de ambas as nações têm acelerado as conversas nas últimas semanas e vêm tentando montar um texto básico de acordo para que os presidentes fechem uma possível cúpula. Segundo o WSJ, já teria sido discutida a realização da cúpula por volta de 27 de março na Flórida, após Xi terminar uma viagem à Itália e à França.

 

(Foto: Trump e Xi – Agweb.com)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis