TC Mover
Mover

Em dia de vaivém, Ibovespa fecha em forte queda com exterior; no radar, coronavírus e desemprego

Postado por: TC Mover em 27/02/2020 às 18:58

O Ibovespa, que chegou a reverter a queda no meio da tarde com o avanço das ações de bancos, terminou o dia nas mínimas. Na reta final, com a piora das bolsas americanas, impactadas pelo alerta do governador da Califórnia, Gavin Newsom de que que o estado monitora 8.400 pessoas suspeitas de contágio com o coronavírus, o índice não sustentou a alta. Na abertura, as notícias de novos casos de infecções fora da China, de que o Japão fechou escolas e que um paciente do estado americano havia sido testado positivo para o surto sem ter viajado ou ter tido contato com outros infectados contribuíram fortemente para a onda vendedora no mundo inteiro.

 

À tarde, também pesou a fala do secretário de saúde americano, Alex Azar, de que uma eventual vacina pode ser cara e não acessível a todos os americanos. Com os receios de que a expansão da doença reduza os resultados das empresas e leve a uma recessão econômica global, a demanda por ativos considerados seguros continuou aquecida. Lá fora, a piora da doença nos EUA levou à fraqueza do dólar ante divisas consideradas mais fortes, que não foi seguida pelo real, que segue afetado pela redução das projeções de crescimento da economia brasileira e temor de que os recentes conflitos entre o Congresso e o governo Bolsonaro possam comprometer o andamento das reformas econômicas.

 

O dólar bateu novo recorde e foi aos R$ 4,50. No radar do investidor, além do noticiário sobre a epidemia, estão os dados do desemprego do trimestre encerrado em janeiro, as contas públicas do Brasil do mês passado e a prévia da atividade econômica medida pelo PMI de fevereiro da China, que serão divulgados amanhã. O mercado também vai se preparando para a “Super Terça” das eleições democráticas americanas, que acontece na próxima semana, quando vão ocorrer 12 primárias. O chamado “Risco Sanders” não pode ser esquecido.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis