TC Mover
Mover

Em dia de acordo EUA-China, Ibovespa cai e dólar sobe com economia fraca, aguardando IBC-Br

Postado por: TC Mover em 15/01/2020 às 19:13

Os mercados brasileiros relevaram a assinatura do acordo comercial inicial entre Estados Unidos e China e os recordes das bolsas americanas e reagiram com pessimismo aos dados abaixo do esperado das vendas no varejo de novembro, temendo que a recuperação da economia doméstica seja mais lenta que o previsto. Os números do varejo reforçaram os sinais de fraqueza já detectados na semana passada, nos dados da indústria, e ontem, no setor de serviços. Amanhã, outro indicador importante, o IBC-Br de novembro, deve dar uma visão mais detalhada do ímpeto da retomada da economia brasileira e apontar para a necessidade ou não de um novo corte na taxa de juros em fevereiro.

 

O Ibovespa passou o dia em baixa, apesar do otimismo internacional com a assinatura da fase I do acordo comercial entre EUA e China que deve reduzir a tensão entre as duas maiores economias e evitar uma queda maior da atividade global. O índice fechou em queda de 1,04%, a maior desde 26 de novembro, 116.414 pontos. Pesou negativamente sobre o mercado brasileiro a retração de 0,5% do varejo ampliado em novembro sobre o mês anterior, bem pior que o crescimento de 0,4% esperado pelo mercado. Com mais um indicador decepcionante, os investidores reduziram as apostas nas empresas ligadas ao mercado interno, desde varejistas até empresas de educação, siderurgia e construção.

 

A expectativa agora é com o número de atividade do BC de novembro, que deve mostrar aceleração por conta dos incentivos da liberação do FGTS, das promoções da Black Friday e da queda dos juros. O Banco Fator estima estabilidade para o IBC-Br em relação ao mês anterior e alta de 0,6% na base anual, levando o acumulado no trimestre do indicador para 1,6% e, no ano, para 0,9%. Qualquer dado muito abaixo ou acima disso terá impacto direto nas ações voltadas para o mercado local.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis