TC Mover
Mover

Em dia calmo mundo afora, mercado de olho em cessão, relatório da reforma e reuniões Bolsonaro-partidos

Postado por: TC Mover em 09/04/2019 às 8:45

Com os mercados globais operando sem grandes movimentações na manhã desta terça-feira, o foco do investidor no Brasil fica mais concentrado na arena política. As novidades de ontem incluíram declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o governo, sobre sua possível reeleição e sobre a demissão do polêmico ministro da Educação, além de falas do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre a articulação política em torno da reforma.

 

Preste atenção nas movimentações no Congresso, começando pela leitura do parecer sobre a admissibilidade da nova proposta para a Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, no começo da tarde. O relator da proposta, o deputado Marcelo Freitas, deve pedir a aprovação do texto na íntegra, sem alterações. A oposição quer mudanças imediatamente – por isso fique de olho no comportamento do partido de Bolsonaro e das outras siglas que, em teoria, apoiam o projeto. Na agenda presidencial, constam reuniões com siglas como o PR e o Solidariedade, que devem funcionar como “um reforço muito importante” à reforma, disse o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros ontem.

 

Mundo afora, os mercados reagem com tranquilidade às ameaças do presidente americano Donald Trump de impor sobretaxas sobre helicópteros, queijos, vinhos e motocicletas europeias em resposta aos subsídios da União Europeia à Airbus, rival da Boeing. A notícia diminuiu o apetite ao risco nas bolsas asiáticas. Será mais uma tática de Trump para buscar melhores termos comerciais com seus parceiros? A conferir.

 

Além da divulgação das vendas no varejo no Brasil para fevereiro, o investidor deve ficar atento aos dados de oferta de emprego JOLTs nos Estados Unidos e de estoques de petróleo no mesmo país. A Marcha dos Prefeitos, da qual o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve participar, pode marcar um apoio importante para a reforma. O Conselho Nacional de Política Energética deve se reunir para decidir a viabilidade do acerto entre a Petrobras e a União sobre a cessão onerosa – mas não há certeza de que uma decisão sairá hoje.

 

Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.

 

 

Mercado hoje, segundo Contribuidores TC

 

Os índices asiáticos fecharam com desempenho misto, enquanto os europeus subiam e os futuros das bolsas americanas apontavam para uma abertura em queda, na esteira da alta do petróleo e do impulso que ela possa dar aos preços de outras commodities, a ameaça americana de sobretaxas à União Europeia e, na ponta positiva para os emergentes, o anúncio de mais estímulo chinês na infraestrutura do país.

 

Bolsas: As bolsas europeias subiam à espera de declarações do governo americano sobre possíveis novas tarifas contra o bloco europeu e de alguma tratativa de resolução para o Brexit. Na Ásia, apesar do anúncio de estímulo por parte do governo chinês, o índice Xangai Composto caiu 0,16%, contrariando o desempenho das bolsas no Japão e a Coreia do Sul. A medida chinesa melhorou o sentimento do mercado nos mercados emergentes. Já os futuros das bolsas americanas caíam, com a agenda de indicadores esvaziada, mas acompanhando o início da temporada de balanços do primeiro trimestre.


Principais notícias corporativas

 

Petrobras I: Petrobras transfere funcionários de seis cidades para o Rio (Folha)

 

Petrobras II: Petrobras negociará com Uruguai saída do país (Globo)

 

Petrobras III: Vencedores de leilão do pré-sal vão pagar indenização à Petrobras (Folha)

 

Petrobras IV: Bancos privados dão crédito de R$ 22 bi para compra de 90% da TAG pela Engie e pelo fundo canadense CDPQ (Valor)

 

BTG Pactual: BTG derruba liminar contra abordagem de agente autônomo da XP (Folha)

 

Vale: Fundos estrangeiros vendem ações da Vale após desastre em MG (Valor)

 

Caixa: Caixa chega a consenso com sócia francesa CNP Assurances e cresce possibilidade de IPO no segundo semestre (Estado)

 

Agenda do dia

 

Indicadores nacionais

08h00 IPC-S Capitais (abril) – FGV; consenso 0,20%

09h00 Vendas no varejo mensal (fevereiro) – IBGE; consenso 0,20%

09h00 Vendas no varejo anual (fevereiro) – IBGE; consenso 0,80%

 

Indicadores internacionais

09h55 EUA – Índice Redbook anual

11h00 EUA – Oferta de emprego (fevereiro) JOLTs; ; consenso 7,565 mi

17h30 EUA – Estoques de petróleo bruto semanal – API

20h50 Japão – Empréstimos bancários anual (março); consenso 2,00%

 

DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis