TC Mover
Mover

Sexta-feira tem foco na política como prelúdio a “semana de pesquisas”

Postado por: TC Mover em 17/08/2018 às 8:08

Bolsa, câmbio e juros devem continuar operando com volatilidade, na esteira da incerteza eleitoral e o que ontem chamávamos de “início da temporada de boatos.” Apesar do exterior fazendo releitura positiva da reaproximação entre os Estados Unidos e a China, o mercado brasileiro deve começar o dia tenso com a divulgação da pesquisa do Instituto Ipespe e a XP Investimentos. O foco deve se centrar em dois aspectos: primeiro, o desempenho de Geraldo Alckmin, o candidato-xodó do mercado que não consegue sair da armadilha dos 8%; o outro, o crescimento de Fernando Haddad, que deve substituir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida pelo Planalto. Hoje à noite, às 22h00, os dois podem se encontrar no debate eleitoral da RedeTV. Preso em Curitiba por corrupção, Lula não participa. Ainda não se sabe se Haddad estará.

A semana que vem será uma cheia de emoções, na forma de pesquisas eleitorais. Teremos sondagem nacional do Ibope e pesquisa CNT/MDA em 20 de agosto, mais DataFolha em 22 de agosto, além de uma série de sondagens de caráter regional. Essas últimas podem trazer algum ruído para ativos como Sanepar e Cemig – cujas ações estão muito atreladas ao resultado da eleição para o governo dos estados onde estão sediadas.

Em relação a Lula, sua tentativa de se candidatar à Presidência pela quinta vez pode estar com os minutos contados. Um risco a menos para quem acha ele um problema para a pauta de ajuste fiscal a reforma política. Mas isso não diminui a incerteza de forma significativa. Ainda pesam temores sobre um potencial envolvimento do nome de Alckmin na Lava Jato, uma disparada na popularidade do candidato substituto de Lula nas pesquisas e o crescimento do base dos que querem votar por soluções extremas na eleição. O investidor precisa ficar bem informado sobre cada aspecto dos riscos legais, jurídicos e políticos assombrando a campanha.

Fique atento ao vaivém do mercado global, que combina cautela e otimismo na esteira das notícias sobre possível alívio na retórica da guerra comercial EUA-China e a piora da lira turca, que de novo contamina ativos dos mercados emergentes. A agenda econômica e corporativa de hoje inclui o indicador de confiança da Universidade de Michigan nos EUA, prévia do IGP-M no Brasil e os desdobramentos em relação às notícias de que a Petrobras pode não vender fatia na Braskem e à compra quase pronta da unidade americana da Marfrig pela Tyson Foods.

 

Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.

 

Mercado em um minuto, segundo Contribuidores TradersClub

 

Câmbio: deve operar volátil, com investidor apreensivo na esteira da piora na Turquia, melhora na disputa comercial EUA-China e noticiário eleitoral conturbado no Brasil.

 

Juros: devem seguir o dólar.

 

Bolsa: deve operar de olho no sentimento externo, a divulgação da pesquisa Ipespe/XP e o noticiário político – em especial sobre o registro da candidatura de Lula e o desempenho de Alckmin.

 

Ações: Eletrobras, com suspensão do leilão das distribuidoras; Marfrig, com notícia de que Tyson Foods pode comprar Keystone por US$2,5 bilhões; Petrobras, com CFO falando que companhia pode não vender Braskem; CPFL, que analisa projetos para colocar à venda; Cemig, que descartou estatizar a Light; Bradesco, com disputa com família Índio da Costa; CSN, após morte de funcionário que se acidentou na empresa; BDR da GP Investments, que assinou acordo para participar em possível oferta da Light com outros sócios; Copel, com potencial venda de 20 projetos; incoproradoras, com desdobramentos de temporada de resultados aceitável; GPA, cujo papel PN teve recomendação elevada pelo Bradesco BBI; BR Brokers, que aprovou grupamento de ações em proporção de 10 para 1.

 

Destaques das recomendações: O BB Investimentos colocou as estimativas e o preço-alvo da Marfrig ($MRFG3) em revisão após os resultados do segundo trimestre, mantendo a recomendação outperform por ora.

 

Principais notícias para começar o dia bem informado

 

Trading News

— Reaproximação EUA, China acalma mercados; lira turca desaba de novo

— Rosa Weber mantém Barroso como relator do caso Lula no TSE

— ‘Risco Alckmin’: temores na política ofuscam alívio no exterior

— Light cogita oferta de ações com GP Investments como âncora

— CVM e Cade criam grupo de trabalho para atuação conjunta

 

Valor Econômico

— TCU estabelece exceção ao teto e impõe derrota à área econômica

— ANP vai obrigar Petrobras a abrir fórmula de preços

— Os Índio da Costa abrem disputa com o Bradesco

— Única saída para crise turca pode ser o FMI

 

O Estado de S.Paulo

— Na largada, desempr e go r e corde desafia candidatos a presidente

— Candidatura feminina não cresce, apesar de incentivo

— Overdose mata um americano a cada 7 minutos

— Prefeitura e Estado disputam o Pacaembu

 

Folha de S. Paulo

— PT também planeja acionar o STF para tentar suspender a inelegibilidade de Lula

— Morador de prédio popular tem aula com a PM para viver na cracolândia

— Número de pessoas que desistiram de procurar emprego bate recorde

— Novas diretrizes irão orientar colégios sobre limite de idade escolar

 

Globo/G1

— Segurança predomina em debate quente entre candidatos a governador do Estado do Rio

— Presidenciáveis terminam dia de campanha de mãos dadas cantando Raul Seixas

— Debate para governo de SP vira palco para promoção de presidenciáveis

— Forças Armadas e Polícia Civil fazem operação no Complexo do Alemão

 

Agenda do dia

 

Indicadores nacionais:

— 05h00: IPC 2ª prévia de agosto – Fipe
— 08h00: IPC-S Capitais- FGV
— 08h00: IGP-M segundo decêndio FGV

 

Indicadores internacionais:

— 05h00: Transações correntes da Zona do Euro; consenso €23,2 bi

— 06h00: IPC Zona do Euro em julho; consenso -0,3% na base mensal

— 06h00: Núcleo do IPC Zona do Euro em julho; consenso -0,5% na base mensal

— 14h00: Contagem sondas de petróleo dos EUA – Baker Hughes; anterior 869

 

Eventos:
— N.D: Divulgação de pesquisa eleitoral XP/Ipespe para Presidência
— 09h45: Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, tem reunião com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Cafarelli

— 22h00: Debate entre os presidenciáveis na Rede TV

 

Teleconferências:

— 10h00: Eternit

 

DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis