TC Mover
Mover

Dólar e juros caem e Ibovespa tem recorde com baixo volume, à espera do IGP-M e emprego

Postado por: TC Mover em 23/12/2019 às 19:24

O dólar devolveu hoje parte dos ganhos de sexta-feira e caiu diante do real, derrubando também os juros, em um dia de volume fraco e aumento do otimismo tanto no exterior quanto no mercado local. Com o mercado fechado aqui amanhã e funcionando meio período nos Estados Unidos, os investidores aumentaram a cautela e ajustaram suas carteiras, de olho nos dados de atividade que saem depois do Natal e que podem influenciar os negócios no começo do próximo ano. Isso não impediu, porém, a continuidade do rali de fim de ano na bolsa, com o Ibovespa registrando novos recordes intradiário e de fechamento.

 

O Ibovespa passou o dia perto da estabilidade, com poucos negócios e pressionado para baixo pelos papéis da Vale e da B3, que caiu 4,54% após anunciar hoje um acordo com a Americas Trading Systems, que pretende montar uma bolsa concorrente, para o uso de sua central depositária. Sozinha, a B3 respondeu por uma queda de mais de 300 pontos no índice e movimentou R$1,2 bilhão. A companhia também derrubou o índice financeiro, apesar de os grandes bancos fecharem em alta. Analistas consideraram, porém, o movimento de queda exagerado.

 

No fim do dia, porém, o Ibovespa ganhou força, bateu os 115.596 pontos, maior nível intradiário da história, e fechou em alta de 0,64%, aos 115.863 pontos, novo recorde de fechamento. A expectativa de mais notícias positivas sobre o acordo comercial inicial entre Estados Unidos e China aumentou, após Pequim anunciar a redução de tarifas sobre produtos agropecuários. Os investidores seguem otimistas com o Brasil, especialmente depois dos sinais mais fortes de retomada da economia e de espaço para manutenção ou até queda dos juros básicos.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis