TC Mover
Mover

Dólar despenca e bolsas operam voláteis horas antes de conversas EUA-China; no radar, dados, leilão e Fórum Brasil

Postado por: TC Mover em 10/10/2019 às 9:09

Uns veem o copo meio cheio, outros, meio vazio. Dependendo de como o investidor quiser interpretar o noticiário, China e Estados Unidos estão perto de fechar um acordo comercial histórico – ou longe de fazê-lo. Os mercados hoje refletem esse sentimento confuso, de um noticiário sem direção, com as bolsas asiáticas e europeias oscilando entre o azul e o vermelho na manhã desta quinta-feira, os futuros dos índices acionários americanos perto de anularem as quedas da madrugada e a volatilidade dando saltos. As commodities de energia e metálicas não mostram tendências claras e operam perto da estabilidade, com volumes baixos – mais um sinal de cautela. Não espere nada diferente no pregão na B3, onde câmbio, renda variável e juros devem se mexer conforme as notícias sobre a retomada das negociações EUA-China aparecerem.

 

A confusão quanto ao escopo, tom e ânimo para as negociações é grande, assim como a divergência entre o que os veículos da grande imprensa internacional estão soltando. Ontem à noite, o The South China Morning Post disse, citando fontes, que reuniões paralelas entre negociadores chineses e americanos tinham dado errado e que a visita do vice-premiê chinês Liu He e sua comitiva a Washington acabaria hoje – e não na sexta-feira, como programado. O futuro do Dow Jones Industrials recuava pouco mais de 0,10%, enquanto o do S&P500 recuava 0,07% por volta das 08h00. Segundo a Fox Business News, a delegação chinesa trabalhou até tarde na noite de quarta-feira; os delegados ainda discutiam se ficavam ou não para as conversas de sexta-feira. A sensação entre eles, disse o veículo, é de que as provocações por parte dos americanos, como a inclusão de companhias e funcionários do governo chinês em mais listas negras nos EUA, azedaram o ambiente.

 

No plano local, o IBGE informa dados do varejo de agosto, incluindo a metodologia ampliada, na abertura do mercado futuro, às 09h00. A FGV divulgou dados de inflação medidos pela primeira prévia do IGP-M de outubro, de 0,68%, acima do consenso. É importante ficar atento, ainda, ao Fórum de Investimentos Brasil, que ocorrerá em São Paulo e contará com falas do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes. O governo, que empreende uma cruzada ambiciosa pelas reformas e pela desburocratização dos negócios, espera que o Fórum seja um sucesso rotundo. No mesmo horário, e sob o crivo do Poder Judiciário, o governo inicia uma corrida pela venda de áreas de petróleo e gás natural no pré-sal com a 16ª Rodada de Licitações. A expectativa é de atrair empresas de grande porte, por conta das altas exigências de investimento.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis