TC Mover
Mover

Decisão sobre o futuro de Theresa May deve manter mercados de lado

Postado por: TC Mover em 16/01/2019 às 8:07

As ações asiáticas, as bolsas europeias e os futuros dos índices americanos operam mistos nesta quarta-feira, à espera da grande decisão que pode rearranjar a política numa das maiores economias do mundo: hoje à tarde, o Parlamento britânico vota uma moção de censura contra a primeira-ministra Theresa May, após seu projeto de saída do Reino Unido da União Europeia ser massacrado pelos parlamentares na votação de ontem. Se não conseguir os votos necessários para evitar a moção, ela terá que renunciar, o que colocaria o país numa zona ainda maior de incerteza – o prazo para a conclusão do Brexit está cada vez mais apertado.

 

Apesar disso, os mercados ao redor do mundo operam de lado, mas com viés positivo, ainda seguindo as notícias de terça-feira de que a China irá injetar mais estímulos na economia do país para manter o ritmo de crescimento. Enquanto a decisão britânica não sai, o foco devem ser os indicadores de inflação americana, que começam a sair a partir das 11h30 e podem dar alguma indicação sobre o direcionamento da outra maior economia do mundo.

 

Por aqui, as especulações em torno da reforma da Previdência continuam, mas agora o investidor precisa esperar sentado por algum anúncio oficial: ontem, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o texto só deve ser apresentado após a volta da equipe de Jair Bolsonaro à Davos, na Suíça. Segundo Lorenzoni, o presidente receberá o projeto das mãos do time econômico até esse sábado e irá usar o tempo no Fórum Econômico Mundial para ponderar sobre o tema.

 

Para hoje, fique de olho ainda em possíveis pronunciamentos do presidente americano Donald Trump sobre a paralisação do governo dos Estados Unidos, que já é a maior da história – ontem, com os funcionários da Casa Branca parados pela falta de pagamento, ele recebeu convidados com um jantar encomendado nas franquias McDonald’s, Burger King e Wendy’s. Não pareceu muito incomodado, segundo as agências de notícias.

 

Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.

 

Mercado hoje, segundo Contribuidores TC

 

Na Ásia, a espera pelo resultado do jogo político no Reino Unido fez com que o índice Xangai Composto da China fechasse próximo à estabilidade, mas com leve viés negativo, enquanto as outras bolsas que negociam na região terminaram o dia com humor misto. Na Europa, o índice FTSE, de Londres, virou e passou a cair – ontem, ele sustentou alta moderada apesar da derrota do projeto para o Brexit. Os índices na Alemanha e na França sobem.

 

O que mantém o bom humor da maioria dos mercados, apesar da incerteza, é o anúncio da China da madrugada de terça-feira: o país irá injetar mais estímulos para manter a economia no trilho de crescimento pelos próximos meses. As ações de tecnologia nos Estados Unidos dispararam ontem, com destaque para a Netflix, que anunciou aumento nos preços dos planos para a maior parte do mundo. Hoje, os futuros dos índices americanos avançavam modestamente.

 

A aversão ao risco permanece moderada antes da decisão no Reino Unido, com o dólar americano caindo levemente ante pares e os contratos do petróleo e do ouro com altas moderadas.

 

Principais notícias corporativas

 

Vale: Vale compra energia de parque eólico na Bahia; terá opção de aquisição da usina (Reuters)

 

Petrobras: Petrobras produz 2,03 mi de barris de petróleo/dia no Brasil em 2018 (Reuters)

 

MRV: Lançamentos da MRV sobem 33,5% no 4º tri, mas vendas ficam estáveis (Reuters)

 

Forja Taurus: Distribuidores da Taurus estão divididos sobre impacto nas vendas após decreto de Bolsonaro (Estado)

 

Embraer: Fitch coloca rating da Embraer em observação negativa (Valor)

 

Santander: Não fiz a conta”: Santander revoga contratação de CEO global (Brazil Journal)  

 

Agenda do dia

 

Indicadores nacionais

08h00 IGP-10 (janeiro) – FGV

08h00 IPC-S – FGV

09h00 Volume de serviços mensal (novembro) – IBGE

09h00 Volume de serviços anual (novembro) – IBGE

12h30 Fluxo Cambial Estrangeiro

 

Indicadores internacionais

N.D. EUA: Encomendas à indústria

05h00 Alemanha: IPC mensal (dezembro); consenso 0,10%

05h00 Alemanha: IPC anual (dezembro); consenso 1,70%

07h30 Reino Unido: IPC anual (dezembro); consenso 2,30%

07h30 Reino Unido: IPC-núcleo anual (dezembro); consenso 1,80%

07h30 Reino Unido: Núcleo do IPP anual (dezembro); consenso 2,30%

07h30 Reino Unido: Índice de Preços de Imóveis

07h30 Reino Unido: IPP bens intermediários mensal (dezembro); consenso -3%

07h30 Reino Unido: IPP bens intermediários anual (dezembro); consenso 4,60%

07h30 Reino Unido: Índice de preços no varejo mensal (dezembro); consenso 0,10%

10h00 EUA: Pedidos de hipotecas semanal

11h30 EUA: Vendas no varejo mensal (dezembro)

11h30 EUA: Núcleo das vendas no varejo mensal (dezembro) ; consenso 0,20%

11h30 EUA: Preços de bens exportados; consenso -0,40%

11h30 EUA: Preços de bens importados; consenso -1%

13h00 EUA: Estoques das empresas mensal (novembro); consenso 1%

13h30 EUA: Estoques de petróleo bruto

 

DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis