TC Mover
Mover

Criação fraca de emprego nos EUA leva a forte correção nos juros dos Treasuries

Postado por: TC Mover em 07/06/2019 às 10:38

Fábricas, lojas e fazendas nos Estados Unidos pisaram no freio das contratações de funcionários em maio, sinalizando uma abordagem prudente em meio à piora nas disputas comerciais do país e levando o investidor a reduzir seu apetite por risco com medo de uma recessão iminente na maior economia do planeta.

 

A economia americana criou 75 mil empregos em maio, o 104º mês consecutivo de ganhos, porém recuando após dois meses de contratações acima dos 200 mil funcionários, informou o Departamento do Trabalho dos EUA nesta sexta-feira. A taxa de desemprego manteve-se estável em 3,6%, a menor em quase 50 anos.

 

Os números indicam um mercado de trabalho mais fraco do que o esperado: os ganhos salariais aceleraram 3,1% na base anual, sinalizando estabilidade apesar dos relatos de que a busca por funcionários está apertada. O consenso previa a criação de 180 mil novos empregos privados não-agrícolas no mês passado, mantendo a taxa de desemprego constante. Nas revisões dos meses anteriores foi constatado que os empresários criaram menos vagas do que o relatado anteriormente em abril e março.

 

Os dados empurraram o rendimento dos Treasuries de dez anos 5,5 pontos-base para baixo, a 2,067%, o menor patamar desde setembro de 2017. Os futuros do índice Dow Jones Industrials zeraram ganhos e depois voltaram a subir – indicando que o mercado fez uma releitura de que a fraqueza econômica deve eventualmente levar o Federal Reserve a relaxar sua política de juros e cortá-los pelo menos duas vezes antes do final do ano. O dólar americano mergulhava 0,3% ante seus pares por volta das 10h00.

 

O diagnóstico prevalecente entre a maioria dos economistas é que a economia americana está sofrendo com o enfraquecimento do efeito da redução de impostos em 2017, o aumento dos gastos do governo, a desaceleração global causada pelas disputas comerciais iniciadas pelo presidente Donald Trump e uma fadiga no investimento empresarial. Mesmo assim, os dados têm enviado sinais contraditórios nos últimos meses – dificultando a decisão do Fed de manter ou ajustar sua taxa básica de juros.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis