TC Mover
Mover

Conversas China-EUA voltam a animar mercados e aversão ao risco recua

Postado por: TC Mover em 20/02/2019 às 9:20

A maior parte dos mercados está menos avessa ao risco nesta quarta-feira, e fomenta as compras de ações, de commodities metálicas e de ativos emergentes, após mais uma indicação do presidente americano, Donald Trump, de que o prazo final para as negociações entre os Estados Unidos e a China, em 1º de março, pode ser prorrogado até que ambos os países cheguem a um novo acordo comercial.

Ontem, uma delegação chinesa chegou a Washington para dar prosseguimento às conversas iniciadas na última semana em Pequim. Com sinais da continuidade das discussões, as bolsas asiáticas voltaram a subir, enquanto o iuan chinês teve a maior valorização desde o início deste mês. O ETF que replica o índice brasileiro na bolsa de Tóquio disparou quase 1,4% – em sinal de maior apetite por ativos do países em desenvolvimento.

Na Europa, a expectativa é pela chegada da primeira-ministra britânica, Theresa May, a Bruxelas, onde deve iniciar mais uma rodada de negociações com a Comissão Europeia sobre o acordo para a saída do Reino Unido do bloco europeu. No início do mês, ela quase perdeu o posto de premiê após uma derrota esmagadora, no parlamento britânico, da proposta discutida previamente com os comissionados europeus – que já declararam que não aceitarão mudanças nesse texto. Enquanto a resolução não chega, os índices do continente operavam no positivo, seguindo as conversas EUA-China e uma série de balanços corporativos a serem divulgados ao longo da manhã.

Nos mercados das commodities, desempenhos mistos para o ouro e o petróleo: enquanto o primeiro continua a leve escalada perante o dólar americano, ainda com resquícios da aversão ao risco que se apoderou do mercado no início da semana, o petróleo recuava seguindo receios sobre a produção venezuelana e algumas dúvidas sobre os cortes esperados de oferta. Em termos de indicadores, mais um dia fraco no exterior, o que deve ser compensado pela expectativa com a ata da última reunião do FOMC, o comitê de política monetária do Federal Reserve, a ser divulgado às 16h00 de hoje.

A seguir, o desempenho dos principais mercados globais às 07h00 desta segunda-feira:

  • $SXXP: O índice Stoxx600 subia 0,4% na abertura.
  • $SHCOMP: O Xangai Composto fechou em leve alta de 0,20%.
  • $NKY: O índice Nikkei da bolsa de Tóquio subiu 0,60%.
  • $USD: O índice DXY, que mede o desempenho do dólar americano ante seus pares, recuava perto de 0,2%.
  • $GOLD: O contrato futuro do ouro subia 0,14% para US$1.346.
  • $DJIA: O futuro do índice Dow Jones indicava abertura em queda de 0,15%.
  • $USTY10: O rendimento dos Treasuries americanos de dez anos caía um ponto-base para 2,632%.
  • $BRENT: O petróleo Brent caía 0,50% para US$66,12 o barril.
  • $IO62: O contrato futuro contínuo de minério de ferro em Dalian despencava 2% para 619 iuanes no after-market, informaram traders.

 

(Foto: Donald Trump/Gage Skidmore)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis