TC News
News

Com baixo volume, Ibovespa sobe na expectativa de promulgação de Previdência e resultados corporativos

Postado por: TC Mover em 11/11/2019 às 19:48

O índice Bovespa recuperou parte das perdas de sexta-feira, com baixo volume por conta do feriado do Dia dos Veteranos nos EUA e do funcionamento parcial dos mercados americanos. O mercado reavalia também o impacto da libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na aprovação das reformas econômicas propostas pelo governo ao Congresso. O mercado refletiu a expectativa com a promulgação da Reforma da Previdência amanhã no Congresso, evento que pode aumentar a atratividade do país.

 

O Ibovespa retomou a tendência de alta. O receio de que o ex-presidente possa liderar a oposição e atrapalhar o trâmite das reformas propostas pelo governo diminuiu após as primeiras manifestações de Lula e da reação do governo. Prevaleceu o cenário de retomada da economia e das apostas nas empresas do setor de varejo e consumo. Petrobras também subiu, com a expectativa de venda de mais uma parte da participação da empresa na BR Distribuidora. Além disso, traders citaram rumores de que o fundo soberano do governo de Abu Dhabi, o Mubadala, a Raízen e a Ultrapar estariam interessadas nas refinarias que a estatal irá colocar à venda.

 

O dólar e os juros futuros em queda também favorecem a alta dos papéis de varejo, ao indicarem menor inflação e menor custo para o crédito. A moeda americana caiu hoje acompanhando o recuo do dólar no exterior diante do euro e do iene. O dólar mais baixo permitiu também um ajuste dos juros futuros, com os contratos para janeiro de 2021 atingindo a mínima de 4,49% ao ano, ante 4,57% ao ano na sexta-feira. O mercado de juros deve estar atento agora aos dados de atividade de setembro que saem nesta semana, incluindo os números do setor de serviços amanhã, vendas no varejo na quarta e o IBC-Br do Banco Central na quinta-feira.  

 

Na agenda de amanhã, um dos principais eventos domésticos é a sessão solene no Congresso para promulgação da Reforma da Previdência, às 10h00 – que pode contar com discursos de autoridades sobre a agenda das próximas reformas. O plenário do Senado vai analisar os destaques da PEC paralela da Previdência. Pela manhã, o IBGE informa dados da pesquisa de volume de serviços de setembro. Ainda hoje, pelo menos nove companhias informam resultados, incluindo BR Distribuidora, Cosan, Enauta, Marfrig e Eletrobras. Nesta terça, antes da abertura, a Embraer informa balanço. 

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis