TC Mover
Mover

Bolsas têm otimismo cauteloso próximo do fim de trimestre com esperança por vacina; vírus, dados, petróleo no radar

Postado por: TC Mover em 30/03/2020 às 19:18

O mercado de ações brasileiro teve uma segunda-feira de trégua, recuperando parte da queda verificada na última sexta, acompanhando os ganhos de Wall Street, que aceleraram perto do fim do pregão, em um momento em que os investidores estão cautelosamente otimistas enquanto esperam por mais sinais sobre a propagação da pandemia do coronavírus e ganham esperança por testes mais rápidos para detectar a doença e por uma vacina para a pandemia. O Ibovespa fechou acima dos 74 mil pontos. A cautela do mercado foi comprovada pela valorização do dólar. Essa incerteza também é retratada por 33 dos 73 papéis do índice acionário brasileiro terem fechado em queda.

O sentimento positivo foi puxado sobretudo por notícias relativas ao vírus. Primeiro, o presidente americano Donald Trump falou que um teste novo e mais rápido para detectar o novo coronavírus pode estar disponível no país nesta semana. A Johnson & Johnson afirmou que já vai fazer testes em humanos a partir de setembro de uma vacina contra o coronavírus. O fato de ser o penúltimo dia antes do fim do primeiro trimestre do ano, também pode explicar as altas, já que muitos fundos precisam recompor suas carteiras e comprar bolsa. Com o alívio de hoje, vários traders apontam que as bolsas podem ter deixado o fundo do poço para trás.

Entre os destaques da semana, estão os indicadores que podem indicar estragos reais na economia resultado das restrições pelo coronavírus, como as prévias sobre a indústria e serviços nos Estados Unidos ou PMIs, que saem a partir de quarta-feira. Os preços do petróleo atingiram seus menores patamares em 18 anos, diante da expectativa de escassez da demanda por conta dos efeitos negativos sobre o crescimento mundial e sem avanço para o fim da guerra de preços entre Arábia Saudita e Rússia, que pode se consumar a partir de quarta. Isso não impediu, no entanto, que os papéis da Petrobras encerrassem em alta.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis