TC Mover
Mover

Bolsas têm alívio e disparam à espera de reunião de emergência do G-7 e Super-Terça

Postado por: TC Mover em 02/03/2020 às 19:08

As bolsas de valores recuperaram parte das perdas da semana passada, a pior desde 2008, diante das notícias de que os governos de todo o mundo vão buscar adotar medidas coordenadas de incentivo para compensar a retração na atividade provocada pela epidemia de coronavírus, agora global. No Brasil, o Ibovespa voltou para os 106 mil pontos e o Dow Jones chegou a subir 5%, após cair 12% na semana passada.

 

Depois de o Federal Reserve anunciar na sexta-feira que agirá para evitar uma queda muito forte da atividade, e de manifestações isoladas, como o pacote econômico do governo italiano e indicações de corte dos juros na Austrália, o mercado se animou com a notícia de que os ministros de finanças dos países do Grupo dos Sete vão discutir uma atuação conjunta em teleconferência amanhã. A expectativa é de novos cortes de juros e programas de recompras de títulos pelos bancos centrais e medidas de incentivos fiscais, com aumento de gastos ou corte de impostos.

 

Além do coronavírus, os americanos acompanharão atentos amanhã a Super-Terça, com a realização das primárias em 14 estados, que podem definir o candidato democrata que vai enfrentar Donald Trump na eleição presidencial deste ano. Mas se engana quem pensa que a crise acabou, como mostram a alta do ouro, de quase 2%, e a queda dos rendimentos dos Treasuries de 10 anos, que chegaram a nova mínima histórica, de 1,031% ao ano, e fecharam em 1,095%, 6 pontos base de baixa, indicando procura por proteção por parte dos investidores que desconfiam da eficácia das medidas para blindar a economia do coronavírus.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis