TC Mover
Mover

Bolsas sobem pela segunda semana e aguardam PMIs, balanços, Congresso

Postado por: TC Mover em 17/04/2020 às 19:03

As bolsas subiram hoje, encerrando uma semana de recuperação marcada pelo otimismo com a retomada das atividades antes do esperado na Europa e nos Estados Unidos e com pesquisas sobre novos remédios para o tratamento do coronavírus. A confiança dos investidores de que o pior da pandemia pode ter ficado para trás a partir de menores infecções na Europa e menores internações nos EUA fez as bolsas subirem pela segunda semana seguida. O bom desempenho das ações, porém, contrasta com os avanços da pandemia, que cresce em vários países, atingindo 2,2 milhões de pessoas e matando 151 mil, e cujas marcas na economia global vão se tornando mais claras.

Na próxima semana, novos números da economia devem reforçar esse cenário de forte queda na atividade no segundo trimestre na Europa e nos EUA, com as prévias de abril dos índices de gerentes de compras, os PMIs, da indústria e de serviços. A temporada de balanços do primeiro trimestre das empresas americanas também deve continuar preocupando os investidores, como nesta semana, quando os bancos americanos divulgaram resultados aumentando as provisões para perdas de crédito e empresas passaram a prever fortes quedas nas receitas.

No Brasil, a semana será mais curta pelo feriado do Dia de Tiradentes na terça-feira. A agenda econômica estará relativamente tranquila, apenas com o índice de Confiança dos Empresários da CNI na quarta-feira, e, na sexta-feira, a prévia da Sondagem da Indústria e o Indicador de Expectativas de Inflação dos Consumidores da FGV. No mesmo dia, o BC divulga os números de contas externas de março, que podem já mostrar algum impacto da pandemia. Sem dia certo, saem os dados de arrecadação federal de março e, provavelmente, várias pesquisas sobre a popularidade do presidente Bolsonaro após a demissão do ministro Luiz Henrique Mandetta.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis