TC News
News

Bolsas sobem, mas preocupação com coronavírus aumenta; mercado aguarda IPCA-15

Postado por: TC Mover em 22/01/2020 às 19:02

As bolsas de valores voltaram a subir hoje, recuperando parte das perdas do dia anterior, apesar do aumento da apreensão em torno do salto nos casos de coronavírus na China. Prevaleceu hoje, porém, a confiança dos investidores na continuidade do crescimento econômico global após o acordo inicial entre Estados Unidos e China, o que torna mais relevantes os dados semanais de pedidos de seguro desemprego nos EUA amanhã e as discussões em Davos. Decisões de política monetária também estarão no centro das atenções, com a reunião do Banco Central Europeu e, no Brasil, com a divulgação do IPCA-15, prévia da inflação oficial, relativo a janeiro, que pode reforçar a expectativa de que o Comitê de Política Monetária vai cortar os juros básicos no começo de fevereiro.

 

O intenso relacionamento comercial da segunda maior economia do mundo amplia os riscos de propagação do vírus, que segundo autoridades sanitárias chinesas pode ser transmitido pelo ar entre as pessoas. A suspensão de voos e transporte público na cidade de Wuhan, epicentro da doença, reforça a preocupação com o feriado do Ano Novo Lunar, que começa na sexta-feira. Por uma semana, milhões de chineses cruzarão o país para se reunir com a família e podem levar na bagagem, sem saber, o vírus mortal. A Organização Mundial da Saúde, depois de um dia de discussões, adiou para amanhã a decisão de decretar emergência global aguardando mais dados sobre o surto.

 

No Brasil, o Ibovespa fechou em alta, perto das máximas do dia, com ganho de 1,17% a 118.391 pontos. A recuperação das ações dos bancos ajudou a puxar o índice, assim como a forte alta das siderúrgicas, como CSN ON, de 6,96%, e Usiminas PNB, com 13,93%, pela expectativa de maior demanda interna por aço e possível aumento de preços no curto prazo. A alta da siderurgia se estendeu para a Vale, que fechou em alta de 0,48%.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis