TC Mover
Mover

Bolsas sobem com aceno da China, eleição em Hong Kong; no radar, dados externos, Powell e Guedes

Postado por: TC Mover em 25/11/2019 às 10:05

As bolsas sobem globalmente e apontam para abertura em alta em Nova Iorque, refletindo a a decisão da China de endurecer a punição ao roubo de propriedade intelectual, uma medida que potencialmente aumenta as chances de um acordo comercial parcial com os Estados Unidos. O rendimento dos Treasuries sobe e o iene recua, em sinal de menor aversão ao risco. Aqui no Brasil, o investidor continua de olho na atuação do Banco Central no câmbio, em meio a pressão da demanda e o fato de que as taxas de juros deverão ficar nas mínimas históricas no ano que vem. O dólar americano negocia estável ante moedas pares, mas gestores esperam que recue ante as divisas emergentes – aliviando o real brasileiro. O ministro da Economia Paulo Guedes tem agenda em Washington. Fique atento à fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve de hoje, aos desdobramentos do segundo turno da eleição presidencial no Uruguai, que ainda está indefinida e a decisão do bilionário Michael Bloomberg de concorrer pela candidatura democrata à Presidência dos EUA.

 

O governo da China disse ontem que vai aumentar as penas por violações dos direitos de propriedade intelectual, passo importante para desentravar a assinatura de um acordo comercial parcial com os Estados Unidos antes do final do ano. A notícia é inegavelmente boa e os mercados reagem favoravelmente ao fato. A decisão acontece em meio a mais evidências de uma China mais comprometida com o respeito aos direitos de propriedade intelectual. O país está fazendo a transição do importador líquido de ideias para o de inovador líquido; ao fazer isso, está descobrindo que uma legislação robusta de patentes é importante. As conversas comerciais entre os EUA e a China se concentram, neste momento, em decidir se os dois lados se contentarão com uma trégua para, depois, negociar aspectos mais difíceis. Progresso na questão dos direitos de propriedade intelectual é chave para que as coisas andem.

 

Amargando tombo de 25% nos últimos três meses e com seu modelo de negócios sob questionamento, a CVC Brasil anunciou na manhã de hoje que pretende recomprar 7,255 milhões de ações ON a preço de mercado até maio de 2021, com objetivo de “gerar valor para seus acionistas”. A diretoria da Oi diz que vai propor em assembleia em abrir o grupamento de ações, em caso de a cotação ficar abaixo de R$1,00, para continuar a ser negociada na B3. Segundo o Valor, os funcionários da Petrobras, mesmo com proibição do Tribunal Superior do Trabalho, hoje iniciarão paralisação de quatro dias. Os petroleiros contestam a decisão do TST pois, segundo eles, a proibição da greve utilizando o possível desabastecimento como argumento não se cumpre. Segundo matéria do G1, o governo brasileiro pretende, em breve, dividir um terminal do porto de Santos para permitir a entrada de um concorrente da Petrobras no mercado de querosene para aviação.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis