TC News
News

Bolsas sobem à espera do desemprego nos EUA, IPCA, veto

Postado por: TC Mover em 07/05/2020 às 18:56

As bolsas subiram hoje na Europa e nos Estados Unidos, com os investidores acreditando em uma retomada mais rápida da economia global após o forte tombo causado pela pandemia de coronavírus neste início de ano e que aparece de forma cada vez mais dramática nos novos números de emprego e atividade. A esperança é reforçada pelo processo de retomada gradual de atividade em vários estados americanos e pela redução da quarentena na maioria dos países europeus, onde a curva de contaminação do coronavírus está em queda.

O Payroll, que o Departamento do Trabalho divulga amanhã, deve mostrar a destruição recorde de 22 milhões de vagas nos EUA. A esperança é que ele indique o pico da crise e um processo de melhora nos próximos meses. Em meio a esses indicadores, os investidores acompanham outra crise, entre EUA e China, com o presidente Donald Trump ameaçando impor sanções contra os chineses por conta da pandemia, alegando que eles não souberam controlar e não alertaram a tempo os demais países sobre a gravidade do coronavírus.

No Brasil, o mercado vai acompanhar atentamente amanhã a confirmação do veto do presidente Jair Bolsonaro aos artigos da lei de ajuda a Estados e municípios aprovada no Congresso que liberam reajustes de várias categorias de funcionários públicos, permitindo um perigoso aumento de gastos. Mais que o equilíbrio fiscal, porém, o mercado teme o desgaste que a manutenção dos reajustes traria para o ministro da Economia, Paulo Guedes, hoje o fiador do governo diante do mercado e de boa parte do empresariado. Amanhã sairá também o IPCA, com expectativa de deflação, de 0,20%, apesar da forte alta do dólar no mês passado.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis