TC News
News

Bolsas sobem à espera de dados econômicos, Petrobras, ata, IBC-Br

Postado por: TC Mover em 08/05/2020 às 18:39

As bolsas fecharam em alta hoje, encerrando uma semana de ganhos no exterior, mas queda no Brasil. Lá fora, os mercados repercutiram a expectativa de retomada mais rápida da economia nos países desenvolvidos que deve se seguir à tragédia da pandemia de coronavírus, que deve ultrapassar os 4 milhões de infectados na semana que vem e se aproximar dos 300 mil mortos. A pandemia se apresenta agora em estágios diferentes, regredindo na Europa e começando a desacelerar nos Estados Unidos, enquanto o Brasil vê os casos crescerem, obrigando governadores e prefeitos a decretar medidas mais restritivas de circulação.

Assim, os investidores tentam se antecipar à reabertura da atividade na Europa e em alguns Estados americanos. Hoje, os dados de desemprego nos Estados Unidos, o Payroll, confirmaram as expectativas com 20,5 milhões de desempregados e a maior taxa de desemprego do pós-guerra, 14,7%. Mas o número ficou menor que o esperado, o que fez os investidores retomarem o otimismo. Ajudaram também declarações de representantes da China e dos Estados Unidos, reafirmando o compromisso com o acordo comercial fechado no começo do ano para encerrar a guerra comercial, apesar do mal-estar causado pelas declarações do presidente Donald Trump, que defende novas retaliações contra os chineses pelo coronavírus.

Na semana que vem, a tensão deve continuar por aqui, com os depoimentos do ex-diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, demitido pelo presidente e pivô da saída de Moro, e com a convocação de outros ministros. Há ainda a ordem do Supremo para que o governo entregue a fita da reunião em que Moro diz ter sido pressionado por Bolsonaro. Também no foco dos mercados está o veto do presidente aos artigos na proposta aprovada pelo Congresso de ajuda aos Estados e municípios que permitem reajustar salários de servidores de várias categorias. Ata da reunião do Copom e números de atividade também estão no radar.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis