TC Mover
Mover

Bolsas recuperam parte das perdas em dia instável, com foco em estímulos, IPCA, inflação nos EUA

Postado por: TC Mover em 10/03/2020 às 18:42

Os mercados acionários tiveram um dia de fortes oscilações, divididos entre a preocupação com o avanço da epidemia de coronavírus pelo mundo e os anúncios de estímulos para a economia. A expectativa de socorro dos bancos centrais e dos governos, com cortes de impostos e de juros, além da injeção de liquidez para os bancos e linhas de crédito especiais para setores mais atingidos pela epidemia, como o aéreo e de turismo, animou os investidores e permitiu a recuperação das ações e dos preços das commodities, levando o índice Dow Jones a subir até 3%.

Nos EUA, o presidente Donald Trump foi ao Congresso anunciar um programa de estímulos para combater a retração da economia, enquanto a Itália informou que vai adotar um pacote de 15 bilhões de euros para compensar a quarentena decretada em todo o país, que já conta com 10 mil infectados e mais de 600 mortos. No Brasil, a melhora do cenário externo derrubou o dólar, enquanto o índice Bovespa retornou aos 92 mil pontos, acumulando ainda uma perda de 20% no ano. A melhora dos mercados, porém, ainda se mostra frágil.

A epidemia de coronavírus ainda está começando nos países desenvolvidos e não é possível saber qual será seu impacto, tanto em termos de vidas quanto de atividade. Por isso, a cautela e o medo tendem a permanecer no curto prazo, em meio a momentos de melhora, com oportunistas aproveitando as barganhas e euforia com anúncios oficiais, e de fortes quedas a cada nova onda de pânico pela doença ou novos confrontos entre sauditas e russos.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis