TC News
News

Bolsas disparam com vacina da esperança; fique de olho em Powell, feriadão

Postado por: TC Mover em 18/05/2020 às 19:09

As bolsas fecharam em forte alta hoje, recuperando as perdas da semana passada, embaladas com as promessas de vacinas e tratamentos que permitiriam reduzir a pandemia de coronavírus, que já contaminou quase 5 milhões de pessoas em todo o mundo e matou mais de 316 mil. Indicações de mais incentivos de governos e bancos centrais também ajudaram na alta. No Brasil, o Ibovespa subiu quase 5%, maior alta diária desde 6 de abril, apesar do agravamento da crise política e do crescimento da epidemia, que levou a Prefeitura de São Paulo a aprovar uma antecipação de feriados que pode paralisar a B3 e a maioria dos mercados brasileiros a partir de quarta-feira e até o fim de semana. Já o governador, João Doria, quer antecipar outro feriado para segunda-feira.

 

Os mercados se animaram hoje com a notícia de que o laboratório Moderna teria conseguido avanços significativos em uma vacina para o Covid-19. Na semana passada, os investidores já tinham se entusiasmado com o desenvolvimento de um anticorpo que também poderá ser usado no combate ao vírus. A expectativa de um tratamento é um fator fundamental para impulsionar a retomada da atividade em vários países que estão reabrindo suas economias.

 

Na agenda política, segue a expectativa com o veto do presidente Jair Bolsonaro à possibilidade de reajuste de funcionários públicos no projeto de ajuda a Estados e municípios aprovado pelo Congresso. A demora pressiona os governadores e prefeitos, que ficam sem a ajuda para manter as quarentenas. Mesmo assim, alguns Estados e municípios correm para aprovar reajustes antes da medida, o que desmoraliza a tentativa do ministro Paulo Guedes de evitar aumentos de gastos permanentes.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis