TC Mover
Mover

Bolsas caem com crescimento do coronavírus nos EUA; foco agora é no emprego

Postado por: TC Mover em 01/04/2020 às 19:20

As bolsas voltaram a cair com força hoje, refletindo o aumento das preocupações com o crescimento da pandemia de coronavírus e seus impactos na economia mundial. As declarações do presidente americano Donald Trump, alertando ontem à noite para dias muito dolorosos nas próximas duas semanas, reforçaram o temor com os efeitos da doença na maior economia do mundo. Os Estados Unidos consolidam-se como novo epicentro do vírus, com 4.476 mortes. O número de americanos infectados, que dobrou de sexta-feira para cá, representa 23,6% do total de 862.234 casos globais segundo a Organização Mundial de Saúde, que prevê que o número de doentes supere 1 milhão nos próximos dias.

A decisão da Itália, de adiar o fim das medidas de quarentena até 13 de abril também foi um balde de água fria nos mercados, que esperavam uma saída mais rápida do país da epidemia e que poderia servir de cenário para outras economias. A tentativa de prever a duração da crise e seu impacto aumenta o interesse pelos números dos PMI da China divulgados hoje, os primeiros de um país que já controlou a epidemia, e que mostraram uma boa melhora da atividade industrial. Amanhã à noite saem os PMIs do setor de serviços chinês, segmento que deve apresentar recuperação mais lenta, acredita o Bradesco.

Mas nem os dados da China, nem os de atividade industrial nos EUA do Instituto de Gerentes de Suprimentos, o ISM, acima do esperado em março, conseguiram animar os mercados, que temem no curto prazo uma disparada do desemprego.  Com a economia americana no centro das preocupações, os índices Dow Jones e S&P500 tiveram quedas acentuadas, de mais de 4%, mas sem o pânico das semanas anteriores, com os investidores confiantes nas medidas do Federal Reserve e no pacote de US$2 trilhões aprovado pelo Congresso americano. No Brasil, o Ibovespa se descolou e caiu um pouco menos, ajudado pelas commodities, que podem se beneficiar da retomada chinesa.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis