TC News
News

Bolsa sobe acima dos 95 mil pontos e dólar cai com otimismo global 

Postado por: TradersClub em 12/02/2019 às 12:11

Os mercados globais reagem positivamente ao entendimento orçamentário entre lideranças políticas rivais nos Estados Unidos que diminui o risco de nova paralisação do governo americano e, consequentemente, ameniza o receio quanto à desaceleração nas economias desenvolvidas, restabelecendo o apetite por risco dos investidores. A bolsa brasileira recupera os 95 mil pontos e o dólar cai para faixa dos R$3,73.

 

Durante a madrugada, lideranças dos partidos Republicano e Democrata chegaram a um acerto preliminar para aprovar o financiamento de parte do muro na fronteira com o México – promessa de campanha da administração Donald Trump. O valor orçado é inferior ao que Trump deseja, mas já é um avanço, e o mercado sabe disso bem.

 

Internamente, a melhora no quadro de saúde do presidente Jair Bolsonaro, com possibilidade de alta iminente, alimenta a expectativa dos investidores pela proposta final do governo para a reforma da Previdência. Declarações recentes do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sugerem que Bolsonaro pode bater o martelo sobre o projeto até o fim da semana.

 

Por volta de 10h45, o índice Bovespa subia 1,42% a 95.719 pontos, com destaque para as ações mais líquidas, as chamadas blue chips, Petrobras, Vale e bancos. Na outra ponta, os papéis da BB Seguridade recuavam 2,38% após a empresa divulgar queda de 10,7% no lucro líquido do quarto trimestre em relação ao mesmo período em 2017.

 

O movimento da bolsa brasileira acompanhava a tendência das bolsas europeias e dos índices futuros americanos. Por lá, permanece como pano de fundo o otimismo quanto ao desfecho da rodada de negociações comerciais entre EUA e China e um possível encontro entre os presidentes americano e chinês nas próximas semanas.

 

No mercado de câmbio, a busca por aplicações mais arriscadas derrubava o dólar frente a outras moedas, com o dólar futuro cedendo 0,78% diante do real a R$3,734 na B3. Os juros futuros também ajustavam para baixo, reagindo à ata da última reunião de política monetária do Banco Central, que alertou que a consolidação de um cenário de preços comportados nos médio e longo prazos dependerá do andamento das reformas e ajustes necessários na economia, mesmo observando inflação em nível confortável e projeções em linha com as metas.

 

Há pouco, o líder do PSL no Senado Federal, Major Olímpio, disse a jornalistas em Brasília que a expectativa para a Previdência é muito positiva. Ele se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e falou em sensibilizar políticos para apoiar a reforma. Segundo ele, o embate será maior na Câmara do que no Senado.

 

(Foto: Major Olímpio – Ananda Borges/Câmara dos Deputados)

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis