TC Mover
Mover

Bolsa fecha o mês em alta, mas volatilidade do último pregão pesa no índice; Previdência pode ir para o Senado amanhã

Postado por: TC Mover em 30/09/2019 às 18:35

O índice Bovespa oscilou bastante ao longo do dia e fechou a sessão em queda, descolado dos índices americanos, e com um volume abaixo das médias diárias do ano. O investidor passou a sessão se preparando para o fechamento de setembro e de olho em outubro, que começa com a expectativa do início da votação da Previdência em primeiro turno no plenário do Senado, além da cautela no exterior sobre os desdobramentos do pedido de impeachment do presidente Donald Trump e sobre as conversas entre americanos e chineses.

 

A menor tensão comercial entre Estados Unidos e China, a aparente falta de novidades no caso do pedido de impeachment do presidente americano e os dados acima do esperado no setor de manufatura chinês levaram o exterior a ter um dia otimista nesta segunda-feira. Uma conversa entre representantes da China e dos EUA está agendada para o dia 10 de outubro em Washington. No entanto, segundo a CNBC, não há muitos catalisadores que deem uma vertente altista para o mercado no mês que se inicia. O índice S&P500 fechou em alta de 0,50%, e o Dow Jones Industrials, a 0,36%.

 

No plano local, a Reforma da Previdência voltou ao foco do mercado. Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça devem apreciar o parecer final do relator nesta terça-feira, às 10h00. Caso aprovado, o plenário da Casa inicia o primeiro turno do pleito. É importante ficar atento a possíveis acordos de lideranças para acelerar ou, caso venha da oposição, atrasar a tramitação. O Ibovespa fechou a sessão em queda de 0,32%, a 104.745 pontos, com volume negociado de R$9,9 bilhões. Setembro teve a terceira maior alta mensal do ano, um avanço de 3,57%. O dólar fechou em queda de 0,16%, a R$4,161. Os juros operam em direções mistas; o DI para janeiro ficou estável.

 

Na agenda de amanhã, o mais importante é a Reforma da Previdência. Além disso, às 09h00, será divulgada a produção industrial de agosto, pelo IBGE. Nesta terça também serão divulgados os PMIs de manufatura de setembro do Brasil, Alemanha, Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos. Às 15h00, o Ministério da Economia divulga a balança comercial mensal de setembro. Fique de olho nos desdobramentos da guerra comercial, do impeachment de Trump e no encaminhamento de pautas em Brasília. Amanhã e no restante da semana, vale lembrar, é feriado na China.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis