TC Mover
Mover

Bolsa cai, dólar sobe com ‘guerra fria’ no comércio, volumes baixos; amanhã, indústria, ISM e Congresso no radar

Postado por: TC Mover em 02/09/2019 às 18:35

Em dia de feriado nos Estados Unidos, que deixou a liquidez baixíssima em todos os mercados, inclusive no Brasil, a bolsa, o câmbio e os juros futuros voláteis mostraram desempenho ruim. O real foi a pior entre as moedas emergentes. Traders também culparam os controles de capitais na Argentina, que emperram o envio de remessas por parte das empresas brasileiras. No entanto, a rasgada no câmbio, que levou o dólar futuro para os R$4,19 no fim do dia aumenta as chances de novos leilões de dólares por parte do Banco Central amanhã.

 

Ao longo da tarde, o Ibovespa bateu sucessivas mínimas e acabou o dia abaixo dos 101 mil pontos, recuo de 0,50%. A cotação do dólar fechou a R$4,192, alta de 1,10%, puxando para cima os contratos de juros futuros. Uma notícia da Bloomberg News dizendo que China e EUA não têm conseguido concordar com as premissas básicas da uma reaproximação, pela grande desconfiança e os sinais trocados das últimas semanas, deixou o investidor no Brasil e mundo fora mais nervoso.

 

Hoje o governo brasileiro deu o primeiro sinal de preocupação quanto ao impacto da guerra comercial na atividade doméstica. A briga entre os EUA e a China, que ameaça se alastrar para outros países e regiões, está reduzindo a demanda por exportações brasileiras. O outro fator é a Argentina: hoje funcionários do Ministério da Economia disseram que as vendas brasileiras para o país vizinho caíram 40% nos primeiros oito meses do ano.

 

Para amanhã, a Fipe divulga a inflação na cidade de São Paulo para o mês de agosto. Às 09h00, o IBGE deve publicar dados da produção industrial de julho, com o mercado esperando queda na leitura anual. Nos EUA, serão publicados os dados da pesquisa ISM de compras industriais de agosto. Chile e Austrália podem cortar juros amanhã. Fique de olho no Congresso – especialmente sobre a Lei das Teles.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis