TC Mover
Mover

BC atende vontade do mercado e faz mais leilões; feriado nos EUA reduz liquidez na quinta

Postado por: TC Mover em 27/11/2019 às 20:07

Mais uma vez, o Banco Central se rendeu às vontades do mercado, e anunciou mais dois leilões de dólar à vista nesta quarta. O primeiro foi realizado no início da tarde, e o segundo foi anunciado após o fechamento para a manhã de quinta-feira. Para amanhã, o leilão será de até US$1 bilhão, como foi anunciado. Existe a chance de o mercado seguir testando a autarquia até sexta-feira, quando será fixada a taxa Ptax de novembro, o que pode deixar o câmbio ainda mais volátil. Amanhã é feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, o que reduz a liquidez dos mercados por aqui. Na sexta-feira, os mercados americanos só funcionam meio período, também pelo feriado.

 

No exterior, a véspera feriado nos Estados Unidos reduziu os volumes nos mercados, com os investidores reagindo positivamente a diversos indicadores econômicos que apontam para um crescimento, ainda que modesto, da economia americana, afastando o fantasma da recessão, com a ajuda também do avanço nas discussões do pré-acordo comercial entre EUA e China. O PIB do terceiro trimestre mostrou um crescimento de 2,1% na segunda revisão, superando a expectativa do mercado, de 1,9%. O número de pedidos de seguro desemprego também caiu na semana, para 213 mil, abaixo dos 220 mil esperados pelo mercado. Os gastos do consumidor subiram pelo oitavo mês, 0,3% em outubro, melhorando as expectativas para a Black Friday.

 

Amanhã todos os mercados estarão fechados nos Estados Unidos. Por isso, o investidor pode esperar liquidez reduzida. Entre os indicadores, serão divulgados no Brasil o IGP-M de novembro e o resultado primário do Governo Central. Pela manhã, o Banco Central fará leilão conjugado de dólares à vista e swaps reversos. Além disso, deverá ser realizado o leilão de concessão rodoviária ‘PiPa’, às 10h00, em São Paulo, referente ao trecho Piracicaba-Paranapanema. Segundo o Santander, o leilão deve alcançar valor presente líquido de R$2,4 bilhões, e a CCR é uma potencial ofertante. No exterior, a Alemanha divulga a inflação ao consumidor pelo IPC, de novembro, a Zona do Euro informa a confiança do consumidor também de novembro, e o Japão, taxa de desemprego, produção industrial e núcleo do IPC.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis