TC News
News

Bancos evitam queda maior na B3; gestores buscam compensar perdas com Vale

Postado por: TradersClub em 08/02/2019 às 15:00

A provável primeira queda semanal do índice Bovespa desde dezembro encontra resistência no setor financeiro nesta sexta-feira. A alta nas ações de bancos contrabalança a desvalorização nos papéis de Vale em um movimento liderado por gestores de fundos, que tentam segurar suas carteiras para compensar as perdas nas ações da mineradora, disse o trader de uma corretora sediada em São Paulo.

 

 

O papel da Vale tem peso alto em carteiras que buscam rentabilizar o índice Bovespa, daí o objetivo de balancear o portfólio. Por volta de 13h50, as ações de Itaú Unibanco, Bradesco e Itaúsa operavam com ganhos de 0,8%, 0,5% e 0,3%, enquanto os papéis da Vale sofriam queda de 1,6%. No mesmo instante, o Ibovespa tinha leve baixa de 0,2% a 94.201 pontos – acumulando na semana baixa de 3,7%, sob influência da tensão no mercado externo.

 

Em paralelo, ações de bancos de menor porte, que atuam no segmento de financiamento para empresas, também registravam valorizações. ABC Brasil subia 1%, Indusval ganhava 3% e as units do BTG Pactual disparavam 6%. Na véspera, o ABC Brasil projetou crescimento de 11% a 15% na carteira de crédito, reforçando as perspectivas positivas para o ano, em linha com o maior apetite dos bancos vistos nas projeções de Bradesco e Itaú. “Considerando o perfil conservador do ABC, a sinalização é positiva e sugere mais claramente um mercado de crédito para empresas mais dinâmico em 2019”, comenta a equipe da XP Investimentos.

 

De acordo com o relatório de fundos da XP de fevereiro, o nível de alocação dos fundos de ações está em suas máximas históricas, em reflexo do otimismo dos gestores sobre a agenda liberal do governo. Ainda de acordo com a pesquisa da XP, os setores de bancos e energia e saneamento concentravam as maiores alocações dos fundos.

 

(Foto: mina da Vale em Itabira/Divulgação).

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis