TC Mover
Mover

Bahia Asset vê aprovação da reforma no terceiro trimestre, mas alerta para exterior tenso

Postado por: TC Mover em 07/05/2019 às 14:07

Bahia Asset manteve a aposta em ações de bancos, energia, mineração, consumo discricionário e shoppings nos seus fundos de renda variável e multimercados em abril, indicando que a elevada probabilidade de aprovação da reforma da Previdência no Congresso até o terceiro trimestre deve abafar o crescente ruído geopolítico vindo do exterior e os vaivéns da política doméstica.

 

A gestora atribui o viés otimista com o país em sua exposição em renda variável nesses setores, após dois meses de redução dessa exposição nos seus fundos multimercados. As posições vendidas em serviços financeiros, onde o setor de adquirência está em meio à forte guerra de preços, e compradas em proteínas e incorporadoras residenciais e comerciais geraram fortes ganhos na estratégia no mês passado. A respeito do consumo discricionário, que reage melhor a uma retomada econômica mais rápida do que a atual, as empresas do setor tiveram “bons resultados no primeiro trimestre deste ano, com forte crescimento e acima das expectativas dos analistas”.

 

Mesmo assim, Bahia Asset não escondeu sua preocupação com os solavancos nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, o ressurgimento de mais focos de tensão comercial e a possível mudança da orientação da política monetária nos EUA. A gestora também reconhece que o ruído político entre fevereiro e março fez os ativos brasileiros mostrarem desempenho inferior aos de outros emergentes, mas destaca que, ao longo do mês passado, houve uma evolução na articulação do governo, principalmente, pela atuação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

 

A postura cautelosamente otimista da Bahia Asset reflete teses mais presentes entre os fundos brasileiros, que notam cada vez com mais intensidade o peso do mercado internacional sobre o rumo dos ativos brasileiros – especialmente por conta dos sinais de possível desaceleração global mais abrupta do que o previsto. Neste contexto, a equipe da gestora acredita que os estímulos do governo chinês ajudarão a contrabalançar os riscos desinflacionários em países desenvolvidos – dando um apoio ao preço de commodities como o petróleo e o minério de ferro.

 

A estratégia multimercados Bahia AM Maraí FIC rendeu 0,34% em abril, equivalente a 65% da taxa CDI no período. A estratégia de renda variável Bahia AM Smid Caps, que captura companhias de capitalização de mercado média e pequena, subiu 0,48%, enquanto a estratégia que segue tendências de avaliação de empresas no longo prazo, conhecida como Bahia AM Valuation, perdeu 0,74% no mês.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis