TC Mover
Mover

Após Fed e anúncio de privatizações, será que mercado devolve ganhos? Fique de olho em IPCA-15, BCE e PMIs

Postado por: TC Mover em 22/08/2019 às 9:11

O governo do presidente Jair Bolsonaro decidiu colocar nove estatais, e não 17, como o ministro da Economia Paulo Guedes tinha antecipado na terça-feira, à venda. Para a economista Elena Landau, “a musa das privatizações” dos anos 90, o anúncio se limitou a uma carta de intenções onde não há datas, detalhes ou roteiro. O Ibovespa, que teve sua maior alta diária desde 6 de agosto com a notícia, deve hoje ficar mais a mercê do exterior tenso e da releitura da venda dos Correios, da Telebras e da Codesp – que se juntam a outras que já estavam na lista, como a Eletrobras e a Casa da Moeda.

 

Em realidade, o salto do índice-referência da Bolsa de Valores de São Paulo foi mais o produto da notícia divulgada pelo jornal Valor Econômico de que o governo Bolsonaro colocaria a Petrobras à venda até o final do mandato, em 2022. Guedes reforçou a expectativa, dizendo que “tem gente grande aí que acha que não será privatizado e vai entrar na faca”. O próprio ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, quis botar água no chopp, mas admitiu que há estudos em curso para privatizar a joia da coroa. As ações PN da estatal dispararam 5,95% – puxando o Ibovespa a uma alta de 2%. 

 

O investidor também pode reagir à derrota do governo de ontem no Senado durante a votação da Lei da Liberdade Econômica: os congressistas, sempre atentos ao que possa impactar sua reeleição, retiraram do texto o trecho que permitia o trabalho aos domingos e feriados. O clima no exterior hoje não é dos melhores: as bolsas europeias e os futuros dos índices americanos caem com a releitura da ata do Federal Reserve de ontem e à espera da do Banco Central Europeu, que reforçou o temor de uma desaceleração pronunciada na Zona do Euro, e à inversão da curva dos Treasuries de ontem à tarde.

 

Na agenda de hoje, os dados da prévia de inflação de agosto, o IPCA-15, às 09h00, podem impactar os DIs, que ontem bateram mínimas históricas nos contratos para janeiro de 2020 e 2021. O índice deve apontar alta de 0,13% até meados de agosto, de acordo com o consenso TC. Em 12 meses, o IPCA-15 deve ter ficado em 3,27%, um ponto percentual abaixo da meta oficial. Em relação ao câmbio, o leilão conjugado de venda de dólares à vista e de swaps reversos deve ficar no foco, após o estranho resultado de ontem – o Banco Central só colocou 36% dos recursos à vista. Fique de olho nas taxas de corte e na liquidez no mercado de câmbio. 

 

Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.

 

Principais notícias corporativas

 

Fique atento à reação do mercado sobre a lista das privatizações, sobre a MP que libera o ressarcimento à Eletrobras e sobre uma possível aceleração na tramitação da Lei das Teles, em meio a temores sobre a saúde financeira da Oi: a ação da operadora teve primeira alta em nove pregões ontem. 

 

Os holofotes do Ibovespa ficaram sobre as estatais na última sessão: as ações PN e ON da Petrobras lideraram os ganhos, respectivamente, após a possível privatização da estatal ter sido divulgada. A Eletrobras disparou 12,39%, após a presidente da Câmara, Rodrigo Maia, dizer que o projeto para privatizar a companhia será encaminhado nos próximos dias. O secretário especial de desestatizações, Salim Mattar, disse que Banco do Brasil e a Caixa Econômica têm subsidiárias para vender: a ação ON do BB subiu 5,72%.

 

O Itaú Unibanco negocia com a SulAmérica uma parceria para oferta de seguro saúde e odontológico para o segmento corporativo através da sua plataforma aberta de seguros, segundo coluna de negócios do jornal O Estado de S. Paulo. A Anatel fará hoje, a partir das 16h00, uma reunião extraordinária para avaliar a aquisição da Time Warner pela AT&T, um negócio global de US$85 bilhões, que só depende da aprovação do Brasil para se concretizar.

 

Agenda do dia

 

Indicadores nacionais

08h00 Confiança do consumidor mensal (agosto) – FGV

09h00 IPCA-15 mensal (agosto)

09h00 IPCA-15 anual (agosto)

10h30 Arrecadação federal (julho) – Receita Federal

 

Indicadores internacionais

04h30 Alemanha – Prévia do PMI composto mensal (agosto)

04h30 Alemanha – Prévia do PMI industrial mensal (agosto)

04h30 Alemanha – Prévia do PMI do setor de serviços mensal (agosto)

05h00 UE – Prévia do PMI composto mensal (agosto)

05h00 UE – Prévia do PMI industrial mensal (agosto)

05h00 UE – Prévia do PMI do setor de serviços mensal (agosto)

09h30 EUA – Pedidos iniciais por seguro-desemprego

10h45 EUA – Prévia do PMI industrial mensal (agosto)

10h45 EUA – Prévia do PMI composto Markit mensal (agosto)

10h45 EUA – Prévia do PMI do setor de serviços mensal (agosto)

11h00 UE – Confiança do consumidor mensal (agosto)

16h00 Argentina – Índice de Atividade Econômica anual (junho)

16h00 Argentina – Índice de Atividade Econômica mensal (junho)

20h30 Japão – IPC mensal (julho)

20h30 Japão – IPC anual (julho)

 

DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.

 

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis