TC Mover
Mover

Agenda do Investidor tem BCs do Japão e Inglaterra, desemprego nos EUA

Postado por: TC Mover em 16/09/2020 às 21:23

A Agenda do Investidor desta quinta-feira, dia 17, terá como destaque as reuniões de políticas monetárias dos bancos centrais do Japão e da Inglaterra. Eles devem manter suas taxas de juros, como fizeram nesta quarta-feira o Federal Reserve americano e o Comitê de Política Monetária brasileiro. Também na quinta-feira sem dados de inflação ao consumidor da Zona do Euro. O dado mais importante do dia pode ser o número semanal de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos. Confira;

Juros no Japão – Entre a noite de hoje e a madrugada desta quinta-feira, o Banco Central do Japão vai definir as taxas de juros do país. O banco deve continuar mantendo as taxas negativas, em -0,10% ao ano, em um esforço para evitar a volta da deflação. Na quinta-feira à noite, sai o Índice de Preços ao Consumidor japonês, de agosto. Em julho, o IPC subiu 0,2%.

IPC europeu – Também sai amanhã, logo cedo, o IPC da Zona do Euro, que também vem adotando políticas monetárias expansionistas, com juros negativos para aquecer a economia. Mesmo assim, a deflação deve continuar no euro, com o preço ao consumidor caindo 0,4% em agosto na base mensal. Já o Núcleo do IPC, que tira do cálculo a alimentação e a energia, deve subir 0,4% no mês.

Juro inglês – Assim como o Japão, o Banco Central da Inglaterra decide se mantém ou altera a taxa de juros. O consenso é de manter em 1%, dando sequência à política de estímulo à economia, que enfrenta novas ondas de coronavírus e os atritos comerciais com o processo de Brexit, de saída da União Europeia.

Seguro-desemprego – Outro dado que deve estar no radar dos investidores são os pedidos de seguro-desemprego semanal nos Estados Unidos. A taxa de desemprego preocupa os americanos mais que a inflação. Na semana anterior foram feitos 884 mil novos pedidos do auxílio e a expectativa é que esse número diminua ligeiramente para 850 mil.

Manufatura e construção – Ainda nos EUA, o Índice de Atividade Industrial do Fed da Filadélfia deve ser de 15,5, indicando crescimento em setembro. Além dele, saem dados da construção civil. O setor pode apontar alta de 1,45 milhões de novas construções de casas em agosto, abaixo das 1,49 milhões de casas novas em julho.

Volta às aulas – A comissão do Congresso Nacional que investiga ações contra a crise do coronavírus e o ministro da Educação Milton Ribeiro se reúnem às 10h em videoconferência. Eles discutirão investimentos e estratégias para o retorno das aulas presenciais no país.

Opep+ – O Comitê Ministerial de Monitoramento Conjunto da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados se reunirão nesta quinta-feira para discutir o acordo de redução de oferta para diminuir os impactos da crise do coronavírus no petróleo.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis