TC Mover
Mover

Agenda do Investidor: IPCA, fluxo cambial, emprego nos EUA, vacina, petróleo

Postado por: TC Mover em 08/09/2020 às 20:52

A Agenda do Investidor desta quarta-feira começa com o índice oficial da inflação brasileira: o IPCA, calculado pelo IBGE. As projeções do mercado, segundo o relatório Focus do Banco Central, são de alta de 0,21%. Já a consultoria LCA estima alta de 0,24% em agosto, aumento abaixo do de julho, de 0,36%. Em 12 meses, o IPCA deve chegar a 2,62%.

O IPCA é usado pelo Banco Central em suas metas de inflação. Neste ano, a meta é de 4,0%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. As projeções do mercado são de que o IPCA termine o ano em 1,78%, segundo o Focus. Há, portanto, bastante espaço para o BC cumprir a meta, sem precisar mexer na taxa de juros. Ao contrário, o BC poderia até reduzir mais a taxa básica Selic, de 2,0% ao ano. Parte do mercado acredita por isso que o BC poderia cortar os juros em mais 0,25 ponto percentual, para 1,75% ao ano.

Por apontar a variação do poder de compra dos consumidores, o IPCA mede a inflação para famílias com renda até 40 salários mínimos. O Copom, Comitê de Política Monetária, deve levar em consideração o resultado de agosto para a decisão da taxa Selic em sua reunião da semana que vem, nos dias 15 e 16.
Junto com o IPCA, o IBGE divulga sua versão para baixa renda, o INPC, que considera o custo de vida para famílias que ganham até cinco salários mínimos. O INPC deve ser mais afetado pelo aumento dos custos dos alimentos, que têm maior peso na cesta de consumo das famílias mais pobres.

O investidor deve ficar atento também à discussão sobre vetos presidenciais, que podem mexer com as contas públicas. Durante a tarde, o Banco Central vai divulgar o fluxo cambial semanal. Na semana anterior o saldo foi negativo em US$581 bilhões.

No exterior, as atenções devem girar em torno da informação de que a Astrazeneca interrompeu temporariamente os testes com sua vacina contra a Covid-19 após uma pessoa sofrer uma reação adversa muito forte no Reino Unido. A informação pode reduzir a expectativa com a liberação de vacinas antes do fim do ano.

Amanhã também saem dados de estoques de petróleo semanais na região de Cushing e da agência API. Depois da forte queda de hoje, os dados podem dar alguma força para o petróleo. Saem também dados de déficit ou excedente de emprego nos EUA, ou Jobs Openings and Labor Turnover Survey, de julho. Ele mostra a procura por trabalho não atendida.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis